Desassoreamento

Limpeza do rio Criciúma é executada no bairro Paraíso, comunidade afetada pelas chuvas de outubro

Durante visita de prefeito nas ruas alagadas, moradores cobraram por medidas preventivas

Por Lucas Renan Domingos -

Em 25/10/2023 às 15:24
imagem da noticia
Foto: Tiago Silva/Decom

O bairro Paraíso foi um dos mais castigados em Criciúma durante a chuva intensa do dia 16 de outubro, quando choveu no município mais de 50 milímetros em menos de uma hora. O volume elevado de água na comunidade fez o rio Criciúma transbordar e alagar ruas, invadir casas e inundar uma escola, onde crianças ficaram ilhadas. Nesta semana, a Prefeitura de Criciúma executou serviços de desassoreamento do curso de água.

No dia das fortes chuvas, o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, acompanhou a situação dos moradores bairro Paraíso. Durante a visita ele também ouviu cobranças de moradores que pediam pela limpeza do rio.

Uma das reclamações partiu da balconista Irnéia Boeira. Por conta de sua casa estar elevada em relação ao nível do solo, a residência não foi invadida pela água, mas o seu terreno ficou alagado. “O rio está sujo. Tem que ser limpo. O prefeito falou que o rio está limpo, mas não está. Os nossos bueiros não estão funcionando. Na nossa rua tem apenas duas que conseguem escoar a água. Os outros não dão conta”, disparou ela para o prefeito enquanto ele visitava o bairro.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Irnéia é vizinha da dona de casa Daniela de Souza Cunha. No dia 16 de outubro, Daniela, que está grávida de sete meses, estava dormindo. E foi acordada por uma professora da Escola Municipal de Educação Básica Linus João Rech quando a sua casa era invadida pela água. A escola também foi inundada.

“Vou procurar uma outra casa nos próximos dias para tentar me mudar daqui. Se a prefeitura tivesse feito a limpeza, não teria ocorrido isso. Perdi todos os meus móveis, não tenho dinheiro para comprar outros”, afirmou Daniela no dia em que a reportagem esteve no bairro Paraíso.

Prefeitura começa limpeza do rio

Nessa terça-feira, dia 24, máquinas da Prefeitura de Criciúma retornaram ao bairro Paraíso e iniciaram a limpeza do rio, realizando um desassoreamento. De dentro da água foram retirados objetos como pneus, sofás e outras sujeiras.

O prefeito Clésio Salvaro disse que o município segue fazendo trabalhos de alargamento, afundamento e desassoreamento dos rios da cidade, mas cobrou a população, em um tom mais crítico, sobre os lixos encontrados dentro da água.

“Aí não tem jeito, toda vez que chove um pouco fora do normal, tapa os bueiros e aí a água acaba invadindo as casas, as lojas, o comércio. Então, eu quero pedir aqui a colaboração do cidadão criciumense, que é um cidadão consciente, que, por favor, nos ajude”, destacou. Veja abaixo a manifestação de Salvaro:

Leia mais sobre:

criciuma,

geral,

rio,

paraiso,

limpeza.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral