Tempestade

Supercélula provocou vendaval em Balneário Arroio do Silva, conclui Defesa Civil

Rajadas de vento no município superaram os 100 km/h

Por Lucas Renan Domingos -

Em 08/03/2023 às 19:10
imagem da noticia
Foto: Divulgação/Defesa Civil

A Defesa Civil de Santa Catarina concluiu que o temporal registrado na cidade de Balneário Arroio do Silva no último sábado, dia 4, foi provocado por uma supercélula. O fenômeno foi causado pela combinação do fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica, da formação de uma área de baixa pressão no mar e do aquecimento diurno. As rajadas de vento ultrapassaram 100 km/h.

“De maneira prática, a supercélula é um tipo de tempestade severa que se caracteriza pela ocorrência de uma corrente de ar ascendente. Gira no interior das nuvens e provoca fortes ventos com bastante danos na superfície, principalmente em árvores, residências, coberturas, rede elétrica e outdoors”, explicou o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira.

A velocidade do vento foi registrada pelo radar meteorológico de Lontras e pela estação meteorológica de Araranguá. “Este fenômeno é capaz de provocar rajadas em torno de 100 km/h, a medida em que se aproxima de uma região. Esta foi a velocidade estimada pelo radar de Lontras e também a registrada na estação meteorológica de Araranguá (103 km/h às 18h00). Assim, o evento foi classificado como tempestade local convectiva”, diz nota publicada pela Defesa Civil.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Imagem do radar meteorológico de Lontras, produto CAPPI (dBZ), onde é possível identificar a estrutura da supercélula que atingiu a cidade de Balneário Arroio do Silva, às 20:45  UTC (17h45 do horário local). Fonte: DC/SC.

Segundo o órgão, em Balneário Arroio do Silva, a tempestade aconteceu entre às 17h30 e 18 horas, provocando fortes rajadas de vento. Cerca de 50 casas foram danificadas, além da queda de postes da rede elétrica.

O número de atendimentos registrados pela prefeitura é ainda maior. Entre sábado e domingo, as equipes do município atenderam com lonas 87 casas. Já na segunda-feira o número subiu para 200 imóveis. Nessa terça-feira foram entregues 500 das 2 mil telhas adquiridas pela Prefeitura sob estado de emergência, decreto publicado no domingo

Leia mais sobre:

geral,

Balneário Arroio do Silva,

TEMPESTADE.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral