Por Redação Engeplus
Em 28/03/2025 às 21:50O nome do novo hospital do Grupo Unimed Criciúma, localizado em Araranguá, foi divulgado na noite da última terça-feira, dia 25, durante a Assembleia Geral Ordinária da cooperativa. O encontro aconteceu, pela primeira vez, nas dependências do prédio, que se chamará Hospital Conventos, o HCon.
A Assembleia contou com a presença dos médicos cooperados, que tiveram a oportunidade de conhecer os 4.300 m² do novo hospital, que contará com 29 leitos de internação, hospital-dia, Centro Cirúrgico, sala PPP (pré-parto, parto e pós-parto), ambulatório adulto e pediátrico, obstetrícia, berçário, setor de imagem, endoscopia, laboratório e agência transfusional. Uma estrutura completa e tecnológica que proporcionará aos beneficiários da região mais comodidade e qualidade em saúde.
“O Extremo Sul catarinense precisava de investimento em saúde suplementar. Com a falta de um hospital particular na região, as pessoas buscavam atendimento médico em cidades vizinhas, como Criciúma. A Unimed tem muitos beneficiários nesta região e, com o potencial da cidade, vimos a necessidade de fazer esse grande investimento. Araranguá vai ganhar um hospital moderno, tecnológico e com uma estrutura completa, que vai melhorar a qualidade da saúde da comunidade”, destaca o presidente do Grupo Unimed Criciúma, Leandro Avany Nunes.
A estrutura física do Hospital Conventos está pronta e passa agora pela fase de instalação de equipamentos, contratação de equipe e finalizações. A unidade está localizada na Rua Antônio Manoel João, no bairro Lagoão, próximo ao antigo traçado da BR-101.
A origem do nome e sua relação com a história catarinense
O nome "Hospital Conventos" carrega consigo uma forte ligação histórica com a região do Extremo Sul catarinense, sendo um símbolo da formação e do desenvolvimento local. A escolha do nome para o novo hospital da Unimed reflete a importância da palavra "Conventos" para Araranguá.
Segundo os registros históricos, tudo começou por volta de 1547, quando padres missionários passavam pelo litoral sul de Santa Catarina. Eles se instalaram em um local estratégico entre as dunas e o mar, em Araranguá, que na época fazia parte de Laguna, sendo desmembrado em 1880. No local, os missionários construíram dois conventos, com o objetivo de catequizar os indígenas que habitavam as proximidades.
Com o término das missões, as construções foram abandonadas, mas a área ficou conhecida como "Conventos", em referência aos edifícios que marcaram o início da presença religiosa na região. Em 1728, os tropeiros, que cruzavam o Sul do Brasil com suas mercadorias, começaram a parar em Conventos para descansar com seus animais. Nesse contexto, Francisco de Souza Faria abriu a primeira rota oficial para os tropeiros no Sul catarinense, o Caminho dos Conventos, que ligava Araranguá à cidade de Curitiba, no Paraná. Esse caminho se tornou um marco no desenvolvimento do tropeirismo, um dos principais meios de transporte e comércio da época. Por ele, também passou o imperador Dom Pedro I, quando partiu para a Guerra da Cisplatina, em 1825.
A partir desse momento, Araranguá começou a receber seus primeiros habitantes. Devido à sua geografia peculiar, com montanhas, a área passou a ser chamada de Morro dos Conventos, e o nome foi vinculado à história da região. Assim, 'Conventos' se tornou um ícone da cultura e da memória local. É com base nessa rica tradição histórica que surge o Hospital Conventos, o HCon, um novo marco na região. Sendo o primeiro hospital privado no Extremo Sul catarinense, o HCon carrega o nome de um lugar de grande importância para a história de Santa Catarina, representando também um novo passo para a saúde da comunidade.
Leia mais sobre:
unimed,
HCon.
Criciúma
Espaço
Novidade
Capivari de Baixo
Morro Cechinel
Como surgiu?
Capivari de Baixo
Morro Cechinel