Patrimônio histórico

Prefeitura de Criciúma inicia estudo para reconstruir réplica da primeira igreja

Uma reunião com o bispo Dom Jacinto Inácio Flach foi realizada nessa terça-feira, dia 1°

Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br

Em 02/04/2025 às 09:41
imagem da noticia
Foto: Lucas Renan Domingos/Portal Engeplus

A Prefeitura de Criciúma está planejando reconstruir a réplica da primeira igreja, que foi atingida por um incêndio na última segunda-feira, dia 31. O assunto foi tratado nessa terça-feira, dia 1°, em uma reunião entre o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola, o vice-prefeito, Salésio Lima, e o bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inácio Flach.

Em entrevista ao Portal Engeplus, o vice-prefeito de Criciúma afirmou que, no momento, a Administração Municipal continua estudando as possibilidades de desenvolver o projeto. “Ainda não sabemos onde e como vamos reconstruí-la. Passamos a ideia para o bispo e vamos aguardar a decisão da Diocese de Criciúma, principalmente porque queremos conseguir uma paróquia para administrá-la após a obra ser feita”, informou.

No dia da ocorrência, o prefeito de Criciúma acompanhou o trabalho do Corpo de Bombeiros e afirmou que o imóvel é um patrimônio histórico do município. “É a réplica da primeira igreja católica do município. Vamos aguardar finalizar a ocorrência, mas vamos analisar alguma forma de reconstruir”, afirmou Espíndola.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Por conta do fogo, a estrutura, localizada no Morro Cechinel, no bairro Mina Brasil, foi comprometida e teve que ser derrubada. Ainda, na manhã dessa terça-feira, a equipe da Secretaria de Infraestrutura realizaram a limpeza da área e uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local para dar início à investigação sobre as causas do incêndio. Em 20 dias, os serviços estarão finalizados.

Leia mais sobre:

criciuma,

incêndio,

patrimonio histórico,

Primeira igreja.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral