Por Redação Engeplus
Em 25/06/2025 às 13:30A recente conquista da Denominação de Origem (D.O) Vales da Uva Goethe, a primeira de vinho em Santa Catarina, deixou produtores de uva e vinho do sul catarinense otimistas.
Para celebrar esse marco na história da vitivinicultura catarinense, a Associação dos Produtores de Uva e Vinho Goethe, a ProGoethe, promove o primeiro Goethe Festival, evento que une cultura, história e enoturismo.
A programação tem início no dia 28 de junho, na Vinícola Mazon, em Urussanga, com o Colóquio “Nostro Goethe!”, com a presença de vinicultores, produtores de uva, prefeitos e demais autoridades convidadas para brindar essa conquista.
“Estamos vivendo um novo capítulo na história dos nossos vinhos. A D.O é um selo de autenticidade e qualidade que reforça o compromisso dos produtores com a tradição e a inovação. Agora, nosso desafio é consolidar essa conquista com ações contínuas de valorização cultural e expansão turística”, destaca Guilherme Bianchini, presidente da ProGoethe.
O encontro, aberto ao público, propõe resgatar as origens culturais da uva Goethe e seu elo simbólico com o poeta alemão Johann Wolfgang von Goethe. Uma das figuras centrais do romantismo europeu foi a inspiração para o nome da variedade de uva que se tornou símbolo da região localizada entre os rios Tubarão e Urussanga, que conquistou a Indicação Geográfica (IG), em 2012.
O colóquio, que será realizado das 9 às 12 horas, contará com a presença de especialistas que abordarão diferentes aspectos dessa história. A historiadora Patrícia Mazon Freitas apresentará a biografia de Goethe e sua ligação com a Itália e o Sul do Brasil.
A jornalista Janine Limas e a bióloga Andrea Vargas dos Santos falarão sobre o processo de conquista da D.O. e sua importância para os produtores e para a economia local. Já a sommelier e cientista de alimentos Luiza Mazon Freitas conduzirá uma análise sensorial dos vinhos Goethe.
O objetivo é lançar luz sobre o valor cultural, histórico e identitário do território da Colônia Azambuja, fortalecendo a base intelectual e emocional que sustenta o Vinho Goethe como um produto único, típico e raro.
“A proposta também insere os Vales da Uva Goethe na nova Rota Romântica de Santa Catarina, evocando a figura de Goethe como precursor do pensamento moderno e da valorização estética da natureza, das artes e dos vinhos”, destacou o diretor de eventos e Marketing da Vigna Mazon, Toninho Freitas.
Próximos passos da D.O.
A realização do festival também reforça a missão da Associação ProGoethe em estruturar e expandir a cadeia produtiva e o enoturismo nos Vales da Uva Goethe.
Mais que uma comemoração, o 1º Goethe Festival é um convite à descoberta. Um território marcado pela diversidade cultural, pela força das tradições e pela singularidade de seus vinhos.
Além do colóquio, o Goethe Festival se estende por toda a estação de inverno, com encontros gastronômicos abertos ao público, sempre aos sábados, a partir do meio-dia, no formato Open Food & Wine Bar:
28 de junho – Festival “Polenta & Bigoli”
Pratos tradicionais da culinária veneta, como a polenta cremosa e a massa bigoli, serão harmonizados com os vinhos Goethe, criando uma experiência sensorial que remete às origens dos imigrantes italianos.
Ingressos e reservas podem ser realizados pelo número (48) 99921-9616, ou pelo site com mais opções de pagamento.
26 de julho – “Porchettiamo – mais que um festival, uma declaração de amor”
Uma celebração dos sabores do inverno com porchetta, feijoada e espumantes locais.
9 e 10 de agosto – “Vinhos & Assados na Brasa”
Encerramento do festival no fim de semana do Dia dos Pais, com os vinhos tintos em destaque e um cardápio especial de carnes na brasa.
Colaboração: Janine Limas
Leia mais sobre:
urussanga,
sul de santa catarina.
Cocal do Sul
Leãozinho Daren
Obra estadual
Duas alternativas
4.400 trabalhadores
Cuidado que move
Cocal do Sul
Leãozinho Daren
Obra estadual
Duas alternativas
4.400 trabalhadores
Cuidado que move