Por Redação Engeplus
Em 25/06/2025 às 11:30O Projeto de Cinoterapia em Criciúma, fruto de uma parceria entre a Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), a Associação de Pais e Amigos de Autistas (AMA) e o 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), virou referência nacional.
Durante encontros nessa segunda, dia 23 e terça-feira, dia 24, as atividades com cães foram apresentadas aos policiais da Companhia Independente de Operações com Cães (CIOC) da Polícia Militar do Paraná. O segundo dia, inclusive, contou com exposição da parte prática e presença das crianças dos CEIs Afasc Carlos Piazza e Mãe Nina, para que os agentes pudessem acompanhar de perto o funcionamento da terapia.
De forma geral, o projeto de Cinoterapia oferece um suporte terapêutico inovador para crianças dos Grupos 4, 5 e 6 dos Centros de Educação Infantil (CEIs) da Afasc que possuem deficiência. “É incrível poder testemunhar o quanto o trabalho desempenhado pela Afasc, AMA e Polícia Militar é transformador. Ver que essa iniciativa incrível está inspirando e chegando a outras regiões do nosso Brasil nos motiva a continuar e a fazer cada vez mais, sempre em prol do melhor para os nossos pequenos", destacou a presidente de honra da Afasc, Gisele Bolan.
Para detalhar o trabalho e o desenvolvimento do projeto, a coordenadora pedagógica do Departamento de Educação Infantil (DEI) da Afasc, Alyne da Silva, a orientadora de Educação Inclusiva, Kalila Daminelli, e a psicóloga Maria Alice Custódio, juntamente com Gisele, estiveram nesta terça na sede da Companhia de Policiamento e Apoio Especializado (CPAE), onde está instalado o Canil K-. Na oportunidade, demonstraram para os policiais do Paraná, ao lado do capitão Giovanni Fagundes, como funciona o atendimento às crianças com deficiência assistidas pela Associação.
“Ao longo dos anos, viemos aprimorando essa atividade ao lado de instituições como a Afasc e a AMA. É gratificante ver que nosso trabalho chegou tão longe e que poderá transformar a vida de crianças no estado vizinho. Isso mostra que estamos no caminho certo, ao firmar parcerias com associações e pessoas que mostram um lado da Polícia Militar muito significativo. Afinal, estamos aqui para fazer o melhor pelas pessoas”, ressalta o capitão.
O Projeto de Cinoterapia, conforme a coordenadora pedagógica do DEI, tem demonstrado resultados notáveis. “A cinoterapia é uma forma de terapia que utiliza a presença e interação com cães como ferramenta terapêutica. As atividades realizadas com nossas crianças têm estimulado os pequenos a interagirem socialmente, melhorando a comunicação, reduzindo o estresse e ansiedade e promovendo o bem-estar geral. São vários resultados positivos em diversos contextos e condições de saúde, promovendo uma melhor qualidade de vida”, completa.
Colaboração: Milena dos Santos
Leia mais sobre:
criciuma,
Polícia Militar,
cinoterapia.
Cocal do Sul
Leãozinho Daren
Obra estadual
Duas alternativas
4.400 trabalhadores
Cuidado que move
Cocal do Sul
Leãozinho Daren
Obra estadual
Duas alternativas
4.400 trabalhadores
Cuidado que move