Por Jessica Rosso Crepaldi - jessica.rosso@engeplus.com.br
Em 04/04/2024 às 17:11O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) suspendeu a Lei Complementar Municipal n. 567/2024, que condece a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) incidente sobre imóveis de propriedade das entidades de prática desportiva sem fins lucrativos estabelecidas pela Lei n. 9.615/1998, quando utilizados no exercício de suas atividades. Entre as entidades que seriam beneficiadas pela lei estava o Criciúma Esporte Clube. A medida cautelar foi deferida até o julgamento definitivo da demanda pelo desembargador Sérgio Roberto Baasch Luz. A decisão foi publicada após a apresentação de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) protocolada pela Procuradoria-Geral do Município (PGM) de Criciúma.
O prefeito Clésio Salvaro argumentou, no pedido, que a norma é inconstitucional porque não está acompanhada de 'adequado estudo de impacto orçamentário e financeiro', além de outros pontos apresentados ao Tribunal de Justiça de SC. Entre os argumentos acatados pelo juiz está o fato de que o impacto apresentado considerou apenas o Criciúma Esporte Clube. "Ocorre que a lei é genérica e ampla, de forma que tem potencial de isentar imóveis de outras entidades de prática desportiva sem fins lucrativos. Os valores indicados no documento, assim, não teriam sido baseados num dado correto", destacou o desembargador na decisão.
Em texto emitido nesta tarde pela Prefeitura de Criciúma, Salvaro lamentou a aprovação da lei por parte da Câmara de Vereadores. “A preocupação dos vereadores deveria estar voltada para a correta aplicação das leis e não para projetos eleitoreiros que utilizam o clube, que é a paixão da cidade, para angariar votos”, declarou.
Para a procuradora-geral do município de Criciúma, Ana Cristina Flores, a decisão do TJSC reforça o posicionamento da Procuradoria Geral do Município (PGM). “Nos preocupamos, sempre, no sentido de orientar o gestor para a adoção de medidas que observem a Constituição e as leis, especialmente, quando se trata de temas como tributação e concessão de benefícios”, finaliza.
Leia mais
Em primeira votação, vereadores aprovam isenção de IPTU ao Criciúma Esporte Clube
Em segunda votação, Câmara aprova projeto de isenção de IPTU para o Criciúma Esporte Clube
Criciúma divulga nota em apoio ao projeto de lei que isentaria clube de IPTU
Se aprovado, projeto de isenção do IPTU abrange outras entidades além do Criciúma Esporte Clube
Estudo da UniSatc analisará o impacto econômico do Criciúma Esporte Clube na região carbonífera
Vereador rebate fala de Salvaro sobre projeto que isenta IPTU do Criciúma: 'Inverdades e ofensas'
Comissão rejeita veto do Executivo ao projeto de isenção do IPTU do Criciúma Esporte Clube
Isenção de IPTU: Câmara deve votar parecer da rejeição ao veto na próxima semana
Isenção de IPTU: Câmara pode votar parecer da rejeição ao veto nesta terça-feira
Câmara derruba veto do Executivo ao projeto de isenção do IPTU do Criciúma Esporte Clube
Leia mais sobre:
iptu,
criciúma esporte clube,
justiça,
tribunal de justiça.
Justiça
Tribunal do Júri
Sul do Estado
Forquilhinha
Tribunal do Júri
Sul do Estado