Mundo

Criciumense faz relato sobre ataque a faca em shopping de Sydney; ele esteve no local pouco antes

Ação deixou ao menos seis mortos e vários feridos neste sábado, dia 13

Por Amanda Garcia Ludwig - amanda.garcia@engeplus.com.br

Em 13/04/2024 às 14:02
imagem da noticia
Foto: April Pethybridge | Unsplash

Um ataque a faca matou seis pessoas e deixou ao menos oito feridos em um shopping de Sydney, na Austrália, neste sábado, dia 13. De acordo com o portal Uol, a polícia australiana conseguiu abater o agressor que entrou no local esfaqueando as vítimas e não descarta que o ataque tenha motivações terroristas. Os oito feridos estão hospitalizados, entre eles um bebê de nove meses. O ataque aconteceu no centro comercial Westfield Bondi Junction. 

O jornalista criciumense Douglas Saviato mora em Sydney há cinco anos e esteve no shopping momentos antes do ataque. Ele contou, em entrevista ao Portal Engeplus, que o local é muito frequentado por estar em uma das regiões mais turísticas de Sydney. “Eu frequento esse shopping todos os dias e hoje não foi diferente. Fui na academia, mercado e quando cheguei em casa minha amiga mandou uma mansagem perguntando onde estava, pois havia um atirador dentro do shopping. Ficamos todos em choque porque essa região e a Austrália como um todo sempre foi muito segura. Depois que as notícias foram surgindo, ficamos sabendo que era uma pessoa com uma faca, esfaquendo várias pessoas pelo shopping”, relata.

Durante o ataque, uma amiga brasileira de Saviato chegou a abrigar pessoas que conseguiram correr do local. “Ela mora ainda mais próximo do shopping. Ninguém sabia direito o que estava acontecendo. Realmente todos ficaram muito em choque”, conta.

A situação é considerada surpresa, já que apesar de a região ser turística, também faz parte de uma comunidade pequena. “A região do shopping continua toda bloqueada e ainda não sabemos como serão os próximos dias aqui. O shopping estava cheio porque começaram as férias escolares essa semana, então tinha muitas famílias. 17 milhões de pessoas passam pelo shopping todos os anos”, reforça Saviato.

Durante as últimas horas, segundo Saviato, mais de 40 viaturas, ambulâncias e helicópteros passaram pela região. “O local onde ele esfaqueou pessoas é exatamente onde eu passo todos os dias, no quinto andar do shopping. Ele esfaqueou uma mãe. Ela morreu, mas conseguiu entregar o bebê para um estranho salvar”, relata o jornalista.

Leia mais sobre:

shopping,

ataque,

sydney.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Mundo