Criciúma

Audiência pública discute desassoreamento do Rio Sangão e criação de comissão regional

O principal tema da audiência foi o desassoreamento e a dragagem do Rio Sangão

Por Redação Engeplus

Em 20/03/2025 às 08:38
imagem da noticia
Foto: Letícia Ortolan/Câmara de Vereadores

A Câmara de Vereadores de Criciúma promoveu na noite dessa quarta-feira, dia 19, no bairro Verdinho, uma audiência pública para discutir o futuro do Rio Sangão, reunindo autoridades de diversas esferas políticas e representantes da comunidade local. O evento, proposto pelo vereador Ademir José Honorato, contou com a presença do coordenador da Defesa Civil de Criciúma, Fred Gomes, do coordenador regional do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Ibanez Aníbal Zanette, do prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, e do presidente da Câmara de Forquilhinha, Célio Alves Elias, além de representantes de Maracajá e outras autoridades da região.

O principal tema da audiência foi o desassoreamento e a dragagem do Rio Sangão, um problema ambiental que afeta a qualidade de vida de diversas comunidades ribeirinhas, especialmente em relação ao escoamento das águas. A proposta de solução foi debatida de forma construtiva, com a participação ativa dos moradores da região, que expressaram suas preocupações e sugestões sobre o futuro do rio.

Em seu discurso, o vereador Honorato, destacou a importância da união entre os municípios para a resolução do problema. "O sonho que se sonha com a população, com a comunidade, ele se torna realidade", afirmou. Ele também ressaltou os avanços já conquistados na recuperação do rio, lembrando que 6,5 quilômetros já foram desassoreados e pagos, e a previsão de mais investimentos, com a liberação de R$ 5 milhões do governo estadual, que permitirá o avanço de mais 2,5 quilômetros de dragagem. "Agora não podemos mais parar, temos que seguir em frente e garantir a continuidade desse trabalho", disse o vereador.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Durante a audiência, as autoridades se comprometeram a trabalhar juntas para garantir a sustentabilidade das soluções apresentadas. A proposta é formar uma grande comissão regional, composta pelas Câmaras de Vereadores, prefeitos, Defesa Civil, IMA e outras entidades, para coordenar os esforços de desassoreamento e dragagem do Rio Sangão.

O vereador Honorato detalhou como funcionará a comissão mista que será criada. "Vamos envolver as câmaras de vereadores, com a participação de representantes das comunidades, secretarias de obras, Defesa Civil e, claro, a população. Essa comissão será fundamental para garantir a transparência e a eficácia das ações", afirmou.
 

Fotos: Letícia Ortolan

Leia mais sobre:

criciuma.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Política