Por Redação Engeplus
Em 06/04/2025 às 12:21Os servidores e vereadores da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça participaram, nesta semana, de um treinamento para ampliar o uso do sistema legislativo digital. A ferramenta, que já está implantada há alguns anos, permitirá que protocolos, indicações, requerimentos, projetos de lei e outros documentos sejam tramitados totalmente on-line, eliminando processos manuais que ainda predominavam no Legislativo. O sistema também contará com assinatura digital e votação eletrônica de projetos, garantindo mais transparência e eficiência no trabalho parlamentar.
A presidente da Câmara de Vereadores, Marijane Felippe, destacou a importância de otimizar a tecnologia para modernizar e profissionalizar a rotina legislativa. “Esse software já faz parte da estrutura da Câmara há anos, mas vinha sendo pouco utilizado. Ainda dependemos muito de processos manuais, o que torna tudo mais lento. Agora, estamos avançando para garantir que essa ferramenta seja plenamente aproveitada, tornando a gestão legislativa mais ágil e eficiente”, afirmou.
O diretor-geral da Câmara de Vereadores, Douglas Nandi da Rosa, ressaltou que o fortalecimento do sistema digital garantirá mais autonomia aos vereadores. “O processo legislativo vem evoluindo junto com a tecnologia, e agora daremos um passo importante para utilizar melhor essa ferramenta. Com ela, os vereadores poderão formalizar indicações, requerimentos e assinar digitalmente documentos, incluindo projetos de lei e pareceres das comissões. Isso reduzirá o uso de papel, trará mais organização e tornará a tramitação mais segura e ágil”, explicou.
Além do treinamento interno, os servidores da Procuradoria da Prefeitura de Morro da Fumaça também passarão por capacitação para integrar o sistema. O objetivo é que a tramitação de documentos entre os poderes ocorra de maneira totalmente digital, reduzindo o tempo de resposta e garantindo maior eficiência nos processos administrativos que envolvem o Legislativo e o Executivo.
Além de facilitar o trabalho interno, a digitalização fortalecerá a transparência e ampliará o acesso da comunidade às ações legislativas. Com o pleno funcionamento do sistema, o tempo de tramitação dos documentos será reduzido, eliminando entraves burocráticos. “A partir da implementação completa, todos os trâmites ocorrerão de forma eletrônica, garantindo mais eficiência à Câmara, maior segurança na gestão documental e um acesso mais rápido e transparente às informações legislativas para a população”, concluiu a presidente.
Colaboração: Samuel Woyciekowski/Assessoria de Imprensa
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