Por Lucas Renan Domingos - lucas.domingos@engeplus.com.br
Em 08/04/2025 às 19:23A Câmara de Vereadores de Criciúma aprovou na sessão desta terça-feira, dia 8, a criação de uma Comissão Especial para discutir a construção de túneis no Morro dos Cavalos, na BR-101, em Palhoça (SC). No último domingo um grave acidente com um caminhão-tanque provocou a interdição da rodovia, que ficou bloqueada por mais de 15 horas.
O vereador Marcos Machado (MDB) foi o autor do requerimento. Ele defende a mobilização em prol de uma solução para executar a obra. O parlamentar ressaltou que a BR-101 é a principal rodovia de ligação do Sul de Santa Catarina e do país com o restante do Brasil.
“Precisamos buscar alternativas. Uma rodovia que liga o Sul de Santa Catarina e o Sul do Brasil ao restante do país não pode ficar mais interditada. Mais uma vez foi um livramento, porque não tivemos nenhuma morte. Mas será que para sair o túnel vai ter que morrer alguém lá? Vai ter que carbonizar uma criança que estava em um bebê conforto e o pai teve que tirar às pressas do carro?”, questionou Machado.
Durante a discussão sobre o requerimento, o vereador Toninho da Imbralit (PSD) fez críticas ao governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), que cobrou o governo federal para executar a obra.
“Ele disse que seria de responsabilidade do governo federal. Ele tem que ter humildade e sentar com o presidente. É o Lula hoje. Se ele não buscar o que tem que ser buscado, não vai acontecer. Quando o presidente vem aqui em Santa Catarina, ele não se apresenta, ele some. Vamos abraçar a bandeira, mas o governador tem que ter humildade”, pontuou.
Com a aprovação, os líderes de bancadas terão prazo de 24 horas para indicar os representantes dos partidos que farão parte da comissão. Em dez dias será realizada a primeira reunião, quando será eleito o presidente, o secretário e o relator. A comissão temporária terá prazo inicial de 90 dias, podendo ser renovada por igual período.
A comissão terá como missão articular lideranças políticas, empresariais e comunitárias de toda a região, além pressionar o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o Ministério dos Transportes.
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