Por Jessica Rosso Crepaldi - jessica.rosso@engeplus.com.br
Em 03/06/2025 às 16:34O prefeito Luciano Miotelli (MDB) solicitou uma audiência com o secretário de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde, Emerson Stein (MDB) para tratar de alternativas paliativas, com o encerramento da Unidade de Extração Mina Cruz de Malta no município.
Nesta terça-feira, dia 3, o chefe do Executivo pretendia apresentar a pauta como emergencial em função do impacto com a perda na receita do município, durante a visita na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), do governador Jorginho Mello (PL), que não compareceu devido a uma mudança de última hora na agenda.
“Faremos uma visita ao secretário assim que a sua agenda comportar, para que possamos efetivamente, com mais calma, mais materialidade, discutir e conversar sobre as demandas na nossa cidade. É um turbilhão de situações. Precisamos trabalhar na área econômica e social da cidade, fazer um levantamento de dados e também criar possibilidades. Isso tudo não se constrói do dia para a noite”, afirmou Miotelli.
Segundo o prefeito, o município não se preparou para essa situação, e agora, é necessário buscar alternativas paliativas para que com o tempo se desenvolvam as ações que realmente farão uma transição. “Aos poucos a gente vem levantando os dados para colocarmos na mesa algo plausível e realista”, afirmou.
Ainda conforme Miotelli, a equipe do Movimento Econômico da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC), foi convocada pela Secretaria da Fazenda do Estado para fazer uma apresentação nesta quarta-feira, dia 4, sobre o impacto do fechamento das atividades da mina.
“Estamos cautelosamente aguardando o desenrolar, intermediando também junto às mineradoras, a possibilidade de manutenção ou de alguma outra empresa assumir a questão da desmobilização da Rio Deserto, a mesma emborcação da mineração. É tudo ainda muito prematuro fazermos alguns apontamentos, porque agora nós recebemos a notícia. Nós temos em torno de 60 dias até a desmobilização da unidade para fazer esse levantamento e buscar alternativas”, finalizou.
Queda na receita
Treviso projeto que terá uma queda em sua receita com relação a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) de aproximadamente 26% e um impacto sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 14%. Os dados foram levantados pela AMREC após solicitação do prefeito Luciano Miotelli, devido ao anúncio do encerramento das atividades da Unidade de Extração Mina Cruz de Malta no município, na última semana.
Leia mais sobre:
treviso,
audiência,
alternativas paliativas,
Unidade de Extração Mina Cruz de Malta.
Ato histórico
Temporário
Possível cassação
Restrições
Investigação
Avenida Centenário
No Executivo
Possível cassação
Investigação
Avenida Centenário