Perícia

Reconstituição analisa dinâmica do acidente e condições do balão que caiu em Praia Grande

Laudos elaborados serão anexados ao inquérito policial para apontar possíveis crimes

Por Lucas Renan Domingos - lucas.domingos@engeplus.com.br

Em 26/06/2025 às 15:14
imagem da noticia
Foto: Fabrício Júnior/Arquivo/Portal Engeplus

Estão avançando as investigações da queda de um balão que matou oito pessoas no último sábado, em Praia Grande, no Sul de Santa Catarina. Nesta quinta-feira, dia 26, equipes da Polícia Científica e Polícia Civil estão no município e iniciaram a realização da reconstituição da cena do acidente. O objetivo é levantar informações e provas detalhadas para elucidar o que teria provocado a tragédia.

Três laudos sobre as circunstâncias da queda estão sob a responsabilidade da Polícia Científica. O primeiro deles foi finalizado, com a realização das necrópsias, identificação e liberação dos corpos das vítimas. Os peritos criminalísticos agora trabalham para a produção de outros dois documentos: um que fará o levantamento da dinâmica do acidente e o outro sobre as condições do balão e seus equipamentos.

“Os dois laudos se conversam, mas possuem focos diferentes. O primeiro tem o objetivo de apontar de onde saiu o balão, com quantas pessoas este balão estava, onde foi o ponto de impacto, onde caiu. Ou seja, dizer onde o acidente ocorreu e como ocorreu”, enumerou o perito-superintendente Jones Cambruzzi Pereira

Continua após anúncio
Fim do anúncio

“O segundo apurará as questões técnicas para saber se o balão estava em condições adequadas, se o extintor estava funcionando, se as mangueiras estavam funcionando, se o tecido usado era o correto, se tinha a quantidade de cilindros correta, como começou o incêndio, qual equipamento provocou”, emendou, Pereira.

Peritos no local do acidete no dia da queda do balão - Foto: Divulgação/Polícia Científica

A reconstituição

Ao serem finalizados, os documentos serão anexados ao inquérito da Polícia Civil que está em andamento e que apontará as responsabilidades do acidente. A reconstituição iniciou nesta quinta-feira, mas pode se estender por mais dias, caso as equipes de investigação achem necessário.

“A reconstituição vai ser essencial para o entendimento do caso todo, buscando a materialidade e a dinâmica da queda do balão e verificar a eventual responsabilidade criminal das pessoas envolvidas”, disse Pereira.

Nesta quinta-feira, a Polícia Civil informou que 20 pessoas prestaram depoimento sobre o acidente. Foram ouvidos o piloto do balão, funcionários da agência responsável pelo voo, o gestor da empresa fabricante do balão e os 13 sobreviventes doa acidente.

O extintor que estava no balão também foi encontrado pelos investigadores. Buscas estão sendo realizadas para encontrar o maçarico que teria provocado as chamas.

Leia mais sobre:

segurança,

balão,

investigações.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Segurança