Paciência

Fluxo intenso de veículos provoca momentos de lentidão e filas nas BR-101 Sul

Em trechos com praças de pedágio, houve registro de congestionamento

Por Lucas Renan Domingos - lucas.domingos@engeplus.com.br

Em 03/01/2025 às 17:11
imagem da noticia
Foto: Heleno Damazio Nunes/Especial/Portal Engeplus

A sexta-feira, dia 3, está exigindo momentos de paciência dos motoristas que trafegam pela BR-101 no Sul de Santa Catarina. O fluxo intenso causa lentidão e filas em alguns trechos, principalmente nas praças de pedágio. Até a próxima segunda-feira, dia 6, mais de 740 mil devem passar pelo trecho entre Paulo Lopes e Passo de Torres.

O empresário Heleno Damazio Nunes foi um dos que precisou esperar minutos para conseguir trafegar alguns quilômetros. Ele registrou fotos e vídeos do movimento na praça de pedágio em Araranguá, no sentido norte da rodovia.

“A fila tinha, pelo menos, uns quatro ou cinco quilômetros. E não estava andando”, reclamou. Mais cedo ele fez o caminho inverso, na direção sul. “Tem fila nos dois sentidos. Depois da praça de pedágio, o trânsito está liberado”, acrescentou.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Por volta das 16 horas, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) estimava filas de dois quilômetros em ambos os sentidos no pedágio de Araranguá. Já nas cancelas de cobrança em São João do Sul a fila era de apenas 200 metros no sentido norte. A PRF não soube informar a situação nos pedágios de Tubarão e Laguna.

Procurado, o Procon de Araranguá informou que estava ciente da situação e que solicitaria providências para a CCR ViaCosteira, concessionária que administra a BR-101 no Sul do estado, pedindo maior agilidade nos atendimentos. A reportagem entrou em contato com a empresa que confirmou o fluxo intenso, mas alegou que não há registros de intercorrências. Em nota a CCR ViaCosteira disse que segue as normas determinadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)

A CCR ViaCosteira cumpre todas as obrigações previstas no contrato celebrado com a União, representada pela ANTT, inclusive as concernentes à formação de filas de veículos nas Praças de Pedágio que administra. De acordo com a ANTT, em seus contratos de concessão, o limite máximo para o tamanho das filas é de 400 metros, e o tempo de espera nas praças de pedágios é de 15 minutos em dias comuns.


Já o Procon de Santa Catarina afirma que, em dias comuns, as filas não podem ultrapassar 200 metros ou 15 minutos de espera no trecho administrado pela CCR ViaCosteira. Já em véspera de feriados e feriados, as filas não podem ultrapassar 400 metros.

No BR-101 Norte, de concessão da Arteris Litoral Sul, as filas permitidas em dias normais são de 300 metros ou 10 minutos de espera. Já em véspera de feriados e feriados não há determinação vigente.

Leia mais sobre:

BR-101,

sul,

transito,

Santa Catarina.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Trânsito