Economia e Mercado

Nova Veneza é palco de reencenação histórica da FEB na 2ª Guerra Mundial

Evento será realizado dia 13 nas Casas de Pedra

imagem do colunista

Por Joice Quadros

Em 11/09/2023 às 15:50
imagem da noticia
Foto: Divulgação/Grupo de Encenação Histórica Monte Castelo

Com a encenação do “1º Tiro de Artilharia da FEB na 2ª Guerra Mundial”, o 28º. GAC e o Grupo de Encenação Histórica Monte Castelo realizam solenidade alusiva ao primeiro tiro de artilharia em solo italiano, em 1944, em homenagem às Unidades de Artilharia que constituíram a Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). O evento será realizado a partir das 14 horas desta quarta-feira, 13, nas Casas de Pedra de Nova Veneza (SC).

Este evento retrata o batismo de fogo do Brasil na Segunda Guerra Mundial, que ocorreu por intermédio de um tiro de artilharia feito com um obus  (canhão), exatamente do mesmo modelo que vai ser utilizado na reencenação programada para quarta-feira.

Criado em São Paulo em 2013, o  Grupo de Reencenação Histórica Monte Castelo é formado por pesquisadores, historiadores e entusiastas da história militar do Brasil durante a Segunda Guerra Mundial. Seus membros estão distribuídos em São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, reunindo material histórico  e dedicando-se à preservação da memória com a organização e participação em inúmeros eventos como palestras, encenações e exposições. Em Santa Catarina, o Grupo Monte Castelo está organizado desde 2014.

 

Joice Quadros. Economia, Mercado e Política. Bacharel em Jornalismo  (UFRGS). Pesquisadora de temas da História e Biografias, com obras publicadas. Cadeira 28 da Academia Criciumense de Letras e Membro da Diretoria da Associação de Jornalistas Escritoras do Brasil/Santa Catarina.  

Leia mais sobre:

Monte Castelo FEB 28 GAC.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Economia e Mercado por Joice Quadros