Economia

Afinal, o que é o "mercado" e o que eu tenho a ver com isto?

Quem faz parte do "mercado" ?

imagem do colunista

Por Joice Quadros

Em 29/01/2025 às 12:17

 

Não vamos entrar em questões ideológicas de “briga”  com o “mercado”. Primeiro vamos saber o que é este tal “mercado” e qual sua importância no nosso dia a dia de trabalhador – do braçal ao CEO e  da empresa individual às grandes corporações – e pagador de impostos. 

Mercado: O que é?

“O mercado envolve praticamente tudo o que conhecemos, e da maneira que conhecemos. Mesmo que você não saiba, faz parte dele e já contribuiu para o seu desenvolvimento de alguma maneira”. O mercado é um conceito central na economia e nas ciências sociais. Academicamente, ele pode ser definido como o processo de interação humana de troca voluntária de bens e serviços – que é feita sob condições, como um pagamento. É essencial para a economia mundial, pois permite que os recursos sejam alocados de forma eficiente e que os clientes tenham acesso aos produtos e serviços que desejam, pelo preço que acharem melhor.

Quais os principais tipos de mercado?

Mercado de bens de consumo

É onde são negociados bens destinados ao consumo final. Exemplos de bens de consumo são alimentos, roupas, eletrodomésticos e veículos. Eles saem direto da fábrica ou do produtor para o cliente ou um revendedor. 

Mercado de serviços

É o mercado responsável por negociar serviços de pessoas para pessoas Serviços de saúde, educação, transporte e entretenimento são alguns dos que se enquadram nessa categoria.

Mercado financeiro

É a área do mercado onde são negociados ativos financeiros, como ações, títulos de renda fixa e variável, moedas, entre outras.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho é o maior de todos, já que compreende todas as pessoas que têm um emprego, seja ele de carteira assinada, por contrato, como prestador de serviço, etc. É nele onde são negociados a mão de obra e o tipo de demanda a ser executada.

Outros tipos de mercado relevantes incluem:

Mercado de capitais: é o mercado onde são negociados títulos de dívida e ações de empresas;

Mercado de commodities: onde são negociados produtos primários, como petróleo, soja e ouro;

Mercado internacional: onde são negociadas mercadorias e serviços entre países.

 

Qual sua importância?

 

O mercado  desempenha um papel fundamental na economia do Brasil e do mundo. Ele é responsável pela alocação e realocação de recursos, pela geração de riqueza e pelo crescimento econômico dos países e das pessoas.

Quem gera riquezas?

Todas estas formas de mercado geram empregos, renda e riquezas, melhorando a qualidade de vida das pessoas, se forem bem geridos.

Governos e Judiciário geram riquezas?

A princípio, não, porque vivem dos impostos que arrecadam, pagos por quem trabalha. Dependendo de sua forma de governar e agir, entretanto, podem, sim, trazer muitos benefícios sabendo usar com inteligência e responsabilidade os recursos arrecadados. Governos (federal, estadual, municipal, senadores, deputados federais, deputados estaduais e vereadores) e Judiciário ( do STF ao Fórum das cidades) vivem dos recursos arrecadados (impostos) da classe trabalhadora (todos que trabalham no mercado). (Fonte: Pesquisa em livros de Economia e Mercado).

Joice Quadros. Economia, Mercado e Política. Bacharel em Jornalismo (UFRGS). Jornalista, Professora e Pesquisadora, com obras publicadas. Especialista em Comunicação Empresarial, Educação e Meio Ambiente. Nasceu em Santo Ângelo(RS). Mora em Criciúma (SC).

 

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Economia e Mercado por Joice Quadros