Por Joice Quadros
Em 18/02/2025 às 16:10
Altas taxas de juros não agradam as instituições financeiras, nem aumentam vertiginosamente seus lucros, como muita gente pensa. Pelo contrário. Esta combinação de juros altos e desequilíbrio fiscal gera insegurança para quem precisa pegar dinheiro em Bancos e também aos Bancos que emprestam e não sabem se vão receber. Em síntese, estas ponderações são do empresário da construção civil, Olvacir Bez Fontana, tendo em seu currículo, além de uma empresa sadia e bem posicionada no mercado, as ex-presidências da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC), do Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon) e também já tendo ocupado o cargo de Secretário de Estado de Desenvolvimento de Santa Catarina, entre outras funções. “Juro alto é problema para todo o mundo”, enfatiza Fontana.
A roda está parando
A questão é que as pessoas físicas que não tem recursos para pagar investimentos com altas taxas de juros, não compram! As empresas param de pegar recursos bancários, não investem e não geram seus produtos, empregos e renda. Menos produtos no comércio, começam a gerar inflação porque o preço aumenta. É a lei da oferta e da procura. Os bancos param de emprestar porque as taxas são elevadas a tal ponto que correm o risco de não receberem. Reduzindo o dinheiro para as empresas e para o povo, a roda vai parando de girar.
Qual a solução?
“A solução é muito simples”, diz Fontana. “O governo tem que parar de gastar mais do que arrecada, cobrando impostos de quem trabalha e dando para quem não trabalha”, argumenta. “Não se trata de ajudar pessoas em situação de grave risco social”, pondera, “mas ninguém quer mais trabalhar porque prefere ficar com o Bolsa Família, fazendo bicos por fora e se livrando dos impostos”, finaliza.
Para saber, em 2024 o governo Lula gastou R$ 397 bilhões em programas sociais, o maior volume da história, fora do período da pandemia. Alguém viu? Quais foram os resultados?
Joice Quadros. Economia, Mercado e Política. Bacharel em Jornalismo (UFRGS). Jornalista, Professora e Pesquisadora, com obras publicadas. Especialista em Comunicação Empresarial, Educação e Meio Ambiente. Nasceu em Santo Ângelo(RS). Mora em Criciúma (SC).
Você pode enviar sugestões e comentários para o email economiaemercado@engeplus.com.br
Mercado Imobiliário
Feiras de Decoração
Economia
Economia
Economia e Finanças
Empresarial
Consistente
Empregos
Mercado Imobiliário
Economia
Afinal, o que é o "mercado" e o que eu tenho a ver com isto?
Quem faz parte do "mercado" ?
Economia e Finanças
Empregos
Bolsa Família precisa ajudar na profissionalização dos jovens
Dilma Rouseff já teve esta intenção