Por Lucas Renan Domingos -
Em 02/06/2021 às 17:22Esta terça-feira, dia 2, marca o período de um mês de cobranças nas quatro praças de pedágios na BR-101 Sul em Santa Catarina, entre os municípios de Palhoça e Passo de Torres. Os motoristas começaram a pagar as tarifas oficialmente a meia-noite do dia 2 de maio. Os dados da CCR ViaCosteira, concessionária responsável pela administração do trecho, mostram que a média diária é de 100 mil veículos transitando pelos 220,4 quilômetros de rodovia.
Antes de iniciar as cobranças, a CCR ViaCosteira realizou a Operação Bandeira Branca, orientando os usuários por meio da distribuição de folhetos com informações sobre os valores praticados por tipo de veículo, conforme a quantidade de eixos, meios de pagamento e como aconteceria o início da operação. O período serviu também para mostrar, na prática, como é o dia a dia dos colaboradores da empresa que atuam na área.
“Notamos que os trabalhos que fizemos surtiram efeitos. Completamos os primeiros 30 dias com uma avaliação positiva. Hoje os motoristas já estão adaptados com as praças de pedágios, com os valores cobrados, com o posicionamento dos veículos para utilizar as pistas de passagem automática. Isso contribui para para que não haja problemas e atrasos na viagem dos usuários”, comentou o diretor de operações da CCR ViaCosteira, Diogo Elias Stiebler.
Caminhões correspondem a 30% dos veículos
Outra dado contabilizado pela concessionária refere-se aos tipos de veículos que utilizam a rodovia. Chama a atenção a quantidade de caminhões que trafegam pelo trecho. “Ao longo do dia o trânsito de caminhões e carretas chega a ser de 30% em alguns momentos. Isso mostra a força econômica da região. As empresas usam a rodovia para escoar suas produções”, analisou Stiebler.
Antes de participar do leilão de concessão, a empresa chegou a realizar estudos do volume de tráfego no local. “Está dentro da expectativa que havíamos projetado. É lógico que a questão da pandemia afeta o volume de tráfego, mas realizamos o acompanhamento constante para estarmos preparador para atender o volume necessário”, salientou.
Atendimentos 24 horas
Para poder iniciar a cobrança dos pedágios, a CCR ViaCosteira precisou disponibilizar atendimento 24 horas antes mesmo de colocar em prática o pagamento de tarifas. Entre os serviços estão equipe médica, mecânicos e inspeção permanente de tráfego. Os usuários do trecho contam com seis bases de atendimento e 17 veículos operacionais, sendo seis ambulâncias, cinco guinchos e seis viaturas de inspeção.
“Desde que iniciamos os serviços, no dia 7 de fevereiro, foram mais de 14 mil atendimentos realizados. Este número corresponde a socorros médicos, mecânicos, uso do guincho, limpeza e retirada de objetos na pista. Sempre buscando a melhor segurança para quem trafega pela rodovia”, destacou o diretor de operações.
Trabalhos de melhorias seguem
A CCR ViaCosteira tem a concessão do trecho pelos próximos 30 anos. O projeto prevê investimentos em torno de R$ 7,4 bilhões ao longo do período, tendo como principais obras a construção de 98,3 quilômetros de faixas adicionais, 70,3 quilômetros de vias marginais, 18 passarelas, 42 retornos, renovação de 31 acessos, 25 novos pontos de ônibus, nova iluminação ao longo do percurso e monitoramento de 100% do trecho, por meio de 235 câmeras. Os trabalhos para cumprir com o contrato seguem.
“O foco é sempre modernizar, visando a adaptação ao crescimento natural do tráfego. Temos previstas obras de ampliações, faixas adicionais, passarelas para acessibilidades de pedestres. São investimentos que ocorrerão ao longo do período de contrato, ao mesmo tempo em que damos continuidade a conservação e recuperação do pavimento, trocas de sinalizações, que são trabalhos que iniciamos antes da cobrança. Agora entramos da parte de recuperação das obras de artes como pontes e viadutos dos sistemas de proteção e segurança e, claro, melhorias no pavimento. Como a região possui muitos caminhões, então exige uma infraestrutura melhor para toda esta carga”, completou Stiebler.
A CCR ViaCosteira reforça aos usuários para que redobrem a atenção na aproximação das praças, respeitando a sinalização e os limites de velocidade. Para mais informações, a empresa coloca à disposição o site www.ccrviacosteira.com.br, o Disque CCR ViaCosteira pelo telefone 0800 255 5550 que atende gratuitamente 24 horas por dia, todos os dias, e o aplicativo CCR Rodovias Sul.
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