Por Rafaela Custódio -
Em 29/06/2022 às 08:40O distrito do Rio Maina, em Criciúma, está em festa nesta quarta-feira, dia 29. A Escola Padre Miguel Giacca completa 100 anos de fundação. Atualmente, a instituição de ensino atende 1.200 estudantes. Hoje, a partir das 9 horas acontece uma carreata pelas principais ruas da localidade. Além disso, as comemorações se estendem para a Rua do Lazer e com um show no final do dia com a cantora Marília Dutra.
“Teremos atividades com os alunos e estamos aguardando o espetáculo do tombo da polenta ao meio-dia e faremos uma homenagem aos imigrantes italianos. Durante à tarde nós teremos atividades na Rua do Lazer. Já a partir das 18h30, teremos muitas surpresas”, explicou a diretora Marilda Marcos Lopes, em entrevista ao jornalista João Paulo Messer, da Rádio Eldorado.
Já nesta quinta-feira, às 18h40, os alunos terão uma apresentação da banda de música da Polícia Militar de Santa Catarina. Na sexta-feira, dia 1º de julho, a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), fará uma Sessão Solene.
A escola está situada à rua Carlos Rosa, no Distrito de Rio Maina. A instituição ocupa uma área de 10 mil metros quadrados, dos quais 2.542,49 metros quadrados são área construída. O terreno onde a escola se localiza foi doação da Carbonífera Catarinense S/A, de propriedade do saudoso Fidélis Barato. Possui atualmente 14 salas de aula, biblioteca, laboratório de ciências, sala de vídeo, sala de orientação educacional, de direção, de professores, cozinha ampla, ginásio de esporte, secretaria e 16 banheiros.
O nome da escola é uma homenagem ao Cônego Miguel Giacca (1878 – 1945) que veio para o Brasil, em 29 de novembro de 1908, com o fim de atender espiritualmente aos imigrantes italianos. Foi o 1º vigário que contribuiu para o crescimento da comunidade de Nova Veneza. A primeira escola organizada por ele data de 1908, onde ele próprio lecionava quando faltavam professores. Cônego Miguel Giacca realizou o 1º congresso Eucarístico de Santa Catarina e criou a Sociedade São Marcos, sendo o Hospital São Marcos (1933) também iniciativa dele.
Leia mais sobre:
criciuma,
Escola Padre Miguel Giacca.
Duas alternativas
4.400 trabalhadores
Cuidado que move
Cidade florida
Balneário Rincão
Planeta Terra
Duas alternativas
4.400 trabalhadores
Cuidado que move
Cidade florida