Por Redação Engeplus
Em 21/09/2024 às 14:25O músico e educador musical Luciano Candemil se dedica, há alguns anos, a compartilhar seus conhecimentos sobre os ritmos afro-brasileiros em diversas ações formativas. Neste semestre, ele está iniciando nova circulação pelo estado com uma série de oficinas e rodas de conversa. No mês de setembro, é a vez de Imbituba, que recebe o projeto no próximo fim de semana, nos dias 28 e 29 de setembro, no Teatro Usina. A participação é gratuita, mas é necessário fazer inscrição através do formulário disponível clicando aqui.
O foco das atividades na cidade serão os ritmos que integram a ampla gama da música feita pelos blocos afro de Salvador, como o Olodum, Ilê Aiyê, Timbalada e Filhos de Gandhy, além de ritmos que fazem parte da relevante axé music, como o ijexá, samba-reggae, samba-afro, samba-duro, entre outros. Além de Candemil, que lidera as práticas, também participam os músicos assistentes William Camargo e Cleyton Medeiros.
As aulas práticas ocorrem nos dois dias. No sábado, dia 28, porém, a oficina será seguida de uma roda de conversa sobre os ritmos trabalhados durante as atividades, suas origens históricas e sua importância no universo das manifestações culturais de origem afro-brasileira e na nossa cultura musical. Este é, também, um importante momento para a troca de ideias, debates e esclarecimento de dúvidas.
Idealizador do projeto, Luciano Candemil fala sobre sua passagem pela cidade. “Já estivemos com o projeto em Imbituba em outras ocasiões e sempre foi muito bacana. O Teatro Usina oferece uma estrutura fantástica para as atividades e tenho certeza que serão dois dias de muito aprendizado e troca de experiências. Convidamos todos que se interessam pela cultura afro-diaspórica a estarem conosco para uma vivência muito especial”, salienta.
O projeto Percussão Catarina
A proposta de Candemil com o projeto é oferecer uma formação em percussão sobre os ritmos afro-brasileiros que atualmente são tocados no território catarinense. Ao longo de todo o semestre, o músico vai promover vivências artísticas em diversas regiões do estado, sempre de maneira gratuita.
O projeto é uma realização do Ministério da Cultura, do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Lei 8.313/91 (Lei Rouanet), com patrocínio da Celesc - Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. e TEPORTI - Terminal Portuário de Itajaí LTDA., produzido pela Cand Music Produções Artísticas.
Serviço:
O Quê: Percussão Catarina: Oficina de Ritmos Afro-brasileiros e roda de conversa;
Onde: Teatro Usina - Av. Dr. João Rimsa, S/N - Centro, Imbituba (SC);
Quando:
- Dia 28 de setembro (sábado), das 13h30 às 16h30 - Oficina de ritmos afro-brasileiros;
- Dia 28 de setembro (sábado), das 18h às 19h - roda de conversa;
- Dia 29 de setembro (domingo), das 13h30 às 16h30 - Oficina de ritmos afro-brasileiros;
Quanto: a participação é inteiramente gratuita - 30 vagas disponíveis por oficina.
Os interessados em participar podem se inscrever clicando aqui.
Leia mais sobre:
Imbituba,
Luciano Candemil,
Percussão Catarina,
ritmos afro-brasileiros,
oficina de percussão.
Cocal do Sul
Leãozinho Daren
Obra estadual
Duas alternativas
4.400 trabalhadores
Cuidado que move
Cocal do Sul
Leãozinho Daren
Obra estadual
Duas alternativas
4.400 trabalhadores
Cuidado que move