Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br
Em 06/03/2025 às 14:44Um elefante-marinho, da espécie Mirounga leonina, está sendo monitorado em Laguna. Segundo informações divulgadas pelo Laboratório de Zoologia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o animal foi encontrado descansando na faixa de areia na praia do Mar Grosso na última segunda-feira, dia 3.
No local, com o apoio do Corpo de Bombeiros, foi realizado o isolamento da área e orientações para à população. Segundo informações do órgão ambiental, a equipe de veterinários da Udesc fez uma avaliação inicial no animal para observar seu estado clínico, comportamento e possíveis necessidades.
“Se tratava de um elefante-marinho juvenil com bom escore corporal e o comportamento observado é característico da espécie, considerado normal. Já na última terça-feira, dia 4, o elefante-marinho se deslocou sentido Molhes da Barra, também em Laguna. Uma nova avaliação foi conduzida, constatando-se que o animal segue em boas condições e apenas descansando”, afirmou o comunicado.
Bem-estar e segurança
A presença de elefantes-marinhos em praias do Brasil pode ocorrer ocasionalmente. “É fundamental que as pessoas evitem qualquer tipo de contato, já que a aproximação indevida pode causar estresse ao animal e representar riscos à saúde do elefante-marinho”, explicou o órgão ambiental.
Conforme informações do Laboratório de Zoologia, a área que o animal está descansando permanece isolada. Além disso, para proporcionar bem-estar e segurança ao elefante-marinho, o órgão ambiental continuará fazendo monitoramentos, avaliações periódicas e orientando população.
Ainda, caso outros elefantes-marinhos sejam encontrados, a população pode entrar em contato pelo telefone 0800 642 3341 ou (48) 99116-0264 para que a assistência adequada seja prestada.
Leia mais sobre:
laguna,
Elefante-marinho,
Laboratório de Zoologia.
Cuidado que move
Planeta Terra
Nova sede
Balneário Camacho
50 alunos
Quarta edição
Cuidado que move
Balneário Camacho
Quarta edição