Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br
Em 05/06/2025 às 13:55Devido ao problema com a falta de profissionais de Admissão de Carácter Temporário (ACTs) no Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Criciúma (Case), a Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social (Sejuri) informou que já deu início ao processo de posse de novos técnicos e especialistas aprovados em concurso público para dar continuidade aos serviços.
A Sejuri garantiu ao Portal Engeplus que serão empossados 228 novos técnicos e especialistas, e outros 255 que devem ser empossados até dezembro deste ano. Além disso, paralelamente, 68 novos agentes de Segurança Socioeducativos ACTs também iniciaram atividades no último domingo, dia 1°.
“O Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Criciúma está passando por um período de transição. Durante este período, o Departamento de Administração Socioeducativa (Dease) está prestando suporte à unidade com o envio de profissionais do seu corpo técnico, que atuam semanalmente no atendimento às demandas psicossociais”, afirmou a nota.
Segundo apurado pelo Portal Engeplus, o local, que atende 56 adolescentes, está apenas com dois profissionais de saúde, além das faltas de atividades com internos, como as oficinas de panificação, informática, marcenaria, horta e os cursos EADs.
Porém, no comunicado dessa quarta-feira, dia 4, o órgão ressaltou que os casos de saúde de urgência e emergência continuam sendo atendidos pela rede municipal, conforme os fluxos pactuados. “A Sejuri reafirma seu compromisso com a manutenção dos atendimentos e com a qualidade do serviço socioeducativo prestado à sociedade catarinense”, reforçou.
Confira abaixo o comunicado completo:
NOTA OFICIAL
Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Criciúma
04 de junho de 2025A Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social (Sejuri) informa que o Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Criciúma passa por uma etapa de transição, decorrente do encerramento dos contratos dos servidores Admitidos em Caráter Temporário (ACTs), cujo prazo legal se encerrou no dia 31 de maio, sem possibilidade de prorrogação. Cabe destacar que, por força de decisão judicial, a renovação ou manutenção desses contratos está vedada.
Para assegurar a continuidade dos serviços, a Sejuri deu início ao processo de posse de 228 novos técnicos e especialistas aprovados em concurso público, e outros 255 devem ser empossados até dezembro deste ano. Paralelamente, novos 68 Agentes de Segurança Socioeducativos ACTs iniciaram suas atividades no último domingo (1), reforçando o quadro funcional da unidade.
Durante este período de transição, o Departamento de Administração Socioeducativa (Dease) está prestando suporte à unidade com o envio de profissionais do seu corpo técnico, que atuam semanalmente no atendimento às demandas psicossociais. Os casos de saúde de urgência e emergência continuam sendo atendidos pela rede municipal, conforme os fluxos pactuados.
A Sejuri reafirma seu compromisso com a manutenção dos atendimentos e com a qualidade do serviço socioeducativo prestado à sociedade catarinense.
Leia mais sobre:
criciuma,
Case Sul,
Sejuri.
Coopercocal
Universo havaiano
Ação especial
68ª edição
Mapa da Dor
Desafios atuais
Desafios atuais