Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br
Em 11/06/2025 às 15:44Após o anúncio dos desligamentos, os ex-funcionários da Dexco estão sendo orientados e ganhando novas oportunidades em Criciúma. Uma iniciativa foi realizada na manhã desta quarta-feira, dia 11, no Salão Paroquial da Igreja São Domingos para disponibilizar vagas de emprego aos profissionais, que foram demitidos na última semana.
Ao todo, 13 empresas estão disponibilizando um total de 100 vagas. Na manhã de hoje, aproximadamente 40 trabalhadores estiveram reunidos no local e participaram da iniciativa, desenvolvida pelo Sindicato dos Trabalhadores Ceramistas e Construção Civil de Criciúma e região, com apoio da Associação Empresarial de Criciúma (Acic).
Conforme o presidente do sindicato, Itaci de Sá, assim como os trabalhadores, o Sindicato dos Trabalhadores Ceramistas e Construção Civil também foi surpreendido com o anúncio das demissões. “Este é um momento triste e difícil para os trabalhadores”, ressaltou.
Ainda, segundo o presidente, o sindicado ficou sensibilizado com a situação e se colocou à disposição dos ex-funcionários para orientá-los nas dúvidas jurídicas. “Além disso, também estamos criamos um canal com as empresas da região para a divulgação das ofertas de trabalho”, explicou.
Sobre o caso
O caso dos desligamentos ganhou evidência na última quarta-feira, dia 4, quando aproximadamente 150 funcionários da Dexco foram demitidos nas unidades de Criciúma e Urussanga. Em nota, a empresa informou que a motivação das demissões foi ocasionada pela baixa demanda de mercado e pela busca de melhorias de indicadores de produtividade e eficiência.
Ainda, no comunicado oficial, a Dexco também ressaltou na última semana que os colaboradores desligados contarão com um plano de apoio que inclui a concepção adicionais de determinados benefícios, pagos a título de indenização, junta a verbas rescisórias. Abaixo, confira o comunicado completo:
A Dexco informa que, em função da baixa demanda de mercado e buscando cada vez mais a melhoria de indicadores de produtividade e eficiência, decidiu suspender temporariamente as atividades de duas linhas de produção em Santa Catarina, uma na Unidade de Criciúma e outra na Unidade de Urussanga, e postergar o início da operação de uma nova linha na Unidade de Botucatu (SP). O funcionamento das demais linhas se mantém normalmente e garantimos aos nossos clientes que a ação não acarretará nenhum impacto no recebimento dos produtos. Como é natural neste tipo de situação, serão necessários ajustes na força de trabalho e, consequentemente, alguns desligamentos. Os colaboradores desligados contarão com um plano de apoio que inclui a concepção adicional de alguns benefícios (pagos a título de indenização, juntamente com as verbas rescisórias).
Além da iniciativa na manhã de hoje, uma nova oportunidade de oferta de vagas de emprego aos ex-funcionários será realizada nesta quinta-feira, dia 12. A iniciativa ocorrerá das 10 horas ao meio-dia, no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Cocal do Sul.
Colaboração: Maristela Benedet/Assessoria de Imprensa
Leia mais sobre:
criciuma,
Sindicato,
vagas de emprego,
dexco.
Vagas limitadas
Vila Nova Esperança
Solidariedade
Siderópolis
Próximos quatro anos
Vila Nova Esperança
Siderópolis
Próximos quatro anos