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Empreendedorismo: transportes rodoviários urbanos

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Por Willi Backes

Em 07/02/2022 às 14:13
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Em 25 de Julho de 1.958, o empresário Mário Tiscoski, em Forquilhinha, iniciava formato de transporte de passageiros de forma coletiva, quando adquiriu e ele mesmo dirigia um veículo ônibus marca Chevrolet Gigante.

Em 1.976, o minerador Fidélis Barato tornou-se sócio da empresa que já fazia roteiros diários entre Forquilhinha e Criciúma. Em 1.979 a sociedade adquiriu as empresas Expresso Rio Maina e Transportes Coletivos São Marcos com atuação em Criciúma.

Em 30 de Maio de 1.980 a empresa passou a ser denominada Expresso Coletivo Forquilhinha. Em 1.995, a empresa comandada por Mário Tiscoski e Fidélis Barato adquiriu a São Geraldo Transportes Coletivos e Socibra-Tursul Turismo Sul Catarinense, ambas da cidade de Tubarão/SC.

Já em Criciúma, em 1.960, o empresário Auzenir Guimarães fundou o Expresso Pinguim com frota de 5 kombis para transporte coletivo entre os bairros e centro da cidade.

 

SISTEMA INTEGRADO DE TRANSPORTES URBANOS.

Em 06 de Setembro de 1.996, a cidade de Criciúma na gestão do Prefeito Eduardo Pinho Moreira e Vice Anderlei Antonelli, inaugurou moderno Sistema Integrado de Transportes, com terminal central e dois terminais nos bairros Próspera e Pinheirinho e, mais 33 plataformas de embarque e desembarque ao longo da linha troncal na Avenida Centenário.

Em 2.022, as empresas Expresso Coletivo Forquilhinha, ZTL e Auto Viação Critur são usuárias do ainda moderno e funcional Sistema Integrado de Transportes, através de 65 linhas regulares, e, instalação e manutenção de 350 abrigos para passageiros nos bairros.

 

TRANSFORMAÇÕES NOS USOS E COSTUMES.

Quase que simultaneamente à implantação do Sistema Integrado de Transportes em Criciúma, que oferecia e oferece segurança e rapidez para que os usuários se deslocasse e se deslocam para o centro da cidade na busca de insumos e serviços especializados, importantes e necessários serviços foram implantados nos mais diversos bairros e cidades circunvizinhas.

Assim foi com a ampliação das unidades educacionais, postos clínicos e hospitalares, comércio varejista em geral, mercados e supermercados, concessionárias e distribuidores. Muito daquilo que as pessoas vinham buscar no “centro”, hoje está ofertado próximo à sua residência e local de trabalho.

E mais, grandes e médias empresas comerciais e industriais, oferecem aos seus colaboradores funcionais, transporte subsidiado ágil e ponta-a-ponta.

Como consequência também, é perceptível a estagnação do movimento econômico da região considerada o “centro da cidade”.

O cálculo para definir o valor da tarifa(s) para uso e usufruto do Sistema Integrado de Transporte Coletivo Urbano de Criciúma, reajustado anualmente, dentre as muitas questões consideradas, soma o número de usuários do sistema no período retroativo, e não só sua capacidade instalada.

Em 2021, o número de usuários do sistema integrado de transportes foi praticamente o mesmo verificado nos primeiros anos de sua implantação nos anos 90. No período, as empresas do sistema ampliaram e modernizaram a frota de ônibus, além de absorverem elevados custos dos insumos e peças de reposição, profissionais e de combustíveis, o que faz refletir para a necessária descontinuidade dos investimentos e até, da própria atividade. 

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