Em obras

Ginásio que virou caso de polícia em Forquilhinha terá arquitetura alemã e capacidade para 6 mil lugares

Entrega da obra pode sofrer novos atrasos após supostas irregularidade em processo licitatório

Por Thiago Hockmüller - thiago.hockmuller@engeplus.com.br

Em 27/02/2024 às 18:55
imagem da noticia
Foto: Thiago Hockmüller/Portal Engeplus

Com capacidade para 6 mil espectadores, arquitetura alemã e quadra oficial, o ginásio em construção no bairro Santa Líbera, em Forquilhinha, virou caso de polícia e paira interrogação sobre o prazo de entrega da obra. Originalmente, a entrega deveria acontecer em dezembro de 2022 e o atraso existente pode ser ainda maior uma vez que o Poder Judiciário determinou a suspensão dos contratos assinados entre a Prefeitura de Forquilhinha e a empreiteira que vem tocando a construção. 

Na manhã desta terça-feira, dia 27, a Delegacia de Combate à Corrupção (Decor) realizou a Operação Maktub para investigar supostas irregularidades em três concorrências públicas que terminaram com a contratação da empresa para a fabricação e instalação da cobertura metálica do ginásio localizado no loteamento Jardim Eldorado. O restante da construção, feita pela mesma empresa, também é alvo de investigação.


Construção deveria ter sido entregue em dezembro de 2022. (Fotos: Thiago Hockmüller/Portal Engeplus)

Continua após anúncio
Fim do anúncio

A suspensão dos contratos foi uma das determinações do Poder Judiciário, que emitiu mandado de prisão preventiva contra o dono da empresa vencedora da licitação e mandado de prisão temporária contra uma funcionária. Também emitiu quatro mandados de afastamento das funções públicas dos membros da comissão de licitação e dez mandados de busca e apreensão. A Maktub teve desdobramentos também em Araranguá, Meleiro, Turvo, Içara e Nova Veneza. 

Entre os servidores afastados da prefeitura estão três do setor de licitação e um engenheiro que atua como fiscal da obra. Odivaldo Dal Toé, gerente de Engenharia da Prefeitura de Forquilhinha, explica que a Prefeitura aguarda respostas do Poder Judiciário para saber como será a sequência da construção.

“Agora dependemos de informações para poder saber se vai ser continuado o processo, se vai parar e como vai funcionar”, explica em entrevista ao Portal Engeplus

Avanço depende do telhado

Outro fator importante que já vinha protelando a sequência da construção é a cobertura. Para que a quadra e os serviços internos no ginásio sejam feitos e concluídos, é necessária a instalação da cobertura metálica, justamente o item que necessitou de revisão e se tornou pivô de toda a investigação da Decor.

“Um dos serviços é a questão de piso, porém não podemos fazer porque depende da entrada de equipamento, um guindaste, para poder levantar toda a estrutura do telhado, então é imprescindível a cobertura. Tem a questão da chuva que danifica os serviços que já estão prontos. A empresa está até trabalhando, mas num ritmo lento, porque é essencial a colocação dessa estrutura”, afirma Dal Toé. 

Segundo a estimativa do gerente, seriam necessários entre 4 a 5 meses para conclusão da obra. A perspectiva da Prefeitura era inaugurar o ginásio ainda neste ano. O próprio prefeito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, lamentou a impossibilidade de entregar a estrutura dentro do prazo previsto.

“A minha tristeza é que eu tenho certeza absoluta que eu vou levar muito tempo para inaugurar essa obra, porque agora tem todo esse litígio e eu tenho certeza que vai prejudicar o andamento da obra. Agora, nós vamos tomar as medidas cabíveis para que essa empresa não possa mais participar do processo licitatório no município de Forquilhinha”, afirmou em entrevista coletiva na manhã de hoje.


Ginásio terá arquitetura alemã e quadra ofical. (Foto:Divulgação/Prefeitura de Forquilhinha)

Sobre o ginásio

A ordem de serviço para a construção do ginásio foi assinada no dia 16 de dezembro de 2021, com prazo inicial de execução de 12 meses. A obra consiste em uma estrutura de 4.482 metros quadrados (m²) de arquitetura alemã, espaço interno com quadra de esportes oficial, entrada para ambulância, vestiários, camarotes, banheiros, alojamentos e salas administrativas.

“A capacidade total se for fazer um evento é de 6 mil lugares. Tem acesso para ambulâncias, justamente para fazer evento oficial, e todo o sistema preventivo já aprovado para implantação. Ele é um ginásio modelo aqui para nossa região”, afirma Dal Toé. 

Para o futuro, também há pretensão para instalação de cadeiras nas arquibancadas. Também é discutida a possibilidade da construção de um complexo esportivo nos fundos do terreno, contendo quadras poliesportivas de areia e grama sintética.  

Leia mais

Polícia Civil faz operação para apurar irregularidades em licitações da Prefeitura de Forquilhinha

Neguinho defende servidores afastados após operação policial: ‘serão inocentados’

Operação Maktub: prefeituras de municípios citados na operação emitem nota

Alteração no local de ginásio causou custo extra com mais de 2 mil caçambas de aterro em Forquilhinha

Leia mais sobre:

Forquilhinha,

geral,

segurança,

politica,

prefeitura de forquilhinha.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Política