Por Pelo Estado
Em 26/03/2025 às 08:14Na corrida contra o tempo para “ultrapassar” o Governo Federal, o governador Jorginho Mello (PL) marcou mais um ponto, aliás, foram dois pontos. Ele assinou esta semana, em Joinville, a ordem de serviço para o Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) da obra da Via Mar, o corredor alternativo à BR-101 no Litoral Norte. O levantamento é fundamental para definir o melhor traçado, garantir a compatibilização ambiental dos quatro projetos em desenvolvimento e viabilizar o licenciamento ambiental da proposta.
A obra será viabilizada por meio de parceria público privada (PPP). Serão 145 quilômetros de estrada, como alternativa à BR-101, entre Joinville e o anel viário da Grande Florianópolis, região que sofre com grandes congestionamentos em vários trechos.
Assim, além de sair na frente no desafio criado por ele mesmo para dar um alento aos problemas de infraestrutura catarinense, “provando” a ineficiência do Governo Federal neste setor, ele também se aproxima cada vez mais de Adriano Silva (Novo), prefeito de Joinville, com quem vem estreitando relações nos últimos tempos em busca de reforçar o apoio a sua reeleição. Se o partido de Adriano ainda não está com o governo, um de seus maiores representantes já é figura certa.
E por falar na briga de Jorginho com o Governo Federal, ele esteve nesta terça-feira, 25, em Brasília para tratar da ação que pede a derrubada da cota de pesca da tainha na modalidade de arrasto de praia. Pela primeira vez, foi imposto um limite para este tipo de pesca no Estado. E nas redes sociais, o perfil do governador acaba de soltar mais um vídeo, agora, criticando o novo programa de empréstimo para CLTs do Governo Lula.
Isso ainda vai longe! Mas se for para beneficiar o catarinense, está valendo.
Mulher
Com o objetivo de fortalecer a autonomia financeira e social de mulheres em situação de vulnerabilidade, o programa Empodera chega a Santa Catarina com uma proposta inovadora de capacitação. Desenvolvido pela TXM Methods, fomentado pelo Edital de apoio à inovação social da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e com apoio institucional do Sebrae/SC e do Governo do Estado de Santa Catarina, o programa oferece formação em empreendedorismo no formato online e gratuito, para mulheres que enfrentam desafios como a ausência de rede de apoio, responsabilidades com filhos ou familiares neurodiversos, e dificuldades para ingressar ou se manter no mercado de trabalho. As inscrições abrem no dia 25 de março e serão realizadas pelo WhatsApp no número 48 9132-8760. Serão atendidas 500 mulheres de todo o estado.
Hospitais filantrópicos
A AHESC e a FHESC solicitaram à Assembleia Legislativa de Santa Catarina a prorrogação da Lei nº 18.576/2022, que dispensa a apresentação de Certidão Negativa de Débitos Estaduais (CND) para hospitais contratualizados com o Estado. A proposta está sob análise do deputado estadual José Milton Scheffer e prevê a extensão da medida até 31 de dezembro de 2025. As entidades destacam que a prorrogação é fundamental para garantir a continuidade dos serviços prestados pelas instituições filantrópicas, responsáveis por mais de 70% das cirurgias eletivas e 65% dos atendimentos de alta complexidade em Santa Catarina.
Agressão
Depois de ser exonerado do cargo de presidente da Semasa, em Lages, o vice-prefeito do município, Jair Junior (Podemos) teve sua situação discutida no plenário da Câmara Municipal. Os vereadores querem que ele renuncie à cadeira na prefeitura. Ele também será levado à Comissão de Ética da OAB e poderá ter sua carteira cassada. Mas o político, apesar de terem surgido várias provas e mais uma denúncia contra ele, está certo de que conseguirá reverter a situação e provar sua inocência. Talvez seja a descrença na punibilidade dos agressores de mulheres no nosso Estado. Lamentável!
Agro
A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) acaba de lançar o Mapa do Agronegócio Catarinense, um estudo inédito que detalha os números do agronegócio, além de seu impacto e evolução na última década. O levantamento reúne dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), oferecendo um panorama detalhado da produção agrícola, do rebanho, das exportações e dos principais polos do estado.
O estudo, além de mostrar a força do agro catarinense no cenário nacional e internacional, irá fornecer dados estratégicos para o planejamento e desenvolvimento do setor.
Rio Negrinho
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assinou a ordem de serviço para a elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia, além da construção da passarela de pedestres na BR-280/SC, em Rio Negrinho.
A estrutura será instalada no km 133 da rodovia e receberá um investimento de R$ 1,2 milhão. A empresa responsável pela obra tem prazo até junho de 2026 para concluir os trabalhos.
A BR-280/SC é uma via estratégica para o escoamento de produtos, conectando empresas do interior ao litoral e aos portos de Santa Catarina. Além disso, a rodovia integra a região a outros estados por meio das BRs 101, 116, 158 e 163, reforçando sua relevância para a logística e a economia do país.
Contato: peloestado@gmail.com
Leia mais sobre:
tainha,
jorginho mello.
Você pode enviar sugestões e comentários para o email peloestado@gmail.com
Pelo Estado
Pelo Estado
Pelo Estado
Pelo Estado
Pelo Estado
Pelo Estado
Pelo Estado
Pelo Estado