Por Laura Bazzei - laura.bazzei@engeplus.com.br
Em 06/02/2025 às 12:10Orientação, prevenção, fiscalização e execução são os quatro métodos de trabalho que o novo superintendente de trânsito e transporte de Criciúma, o Sargento Edno Carmélio Dutra utiliza para fiscalizar as principais vias do município. Além de conscientizar os motoristas sobre as irregularidades e infrações, o coordenador tem por objetivo trazer mais segurança ao trânsito, prevenindo acidentes e melhorando a mobilidade urbana.
Dutra comentou em entrevista ao Portal Engeplus que a sua prioridade à frente do cargo é organizar a superintendência e preservar vidas. “As pessoas estão notando hoje a presença dos agentes nas ruas, e vai ter diariamente isso. Porque quando você coloca uma viatura, evita o acidente. Quando você patrulha com uma viatura dá o respeito e as pessoas normalmente passam a cumprir a sinalização. E isso acaba evitando muitos acidentes”, explicou.
Atualmente, Criciúma conta com 33 agentes de trânsito trabalhando em uma escala de 24 horas e há previsão de abertura de concurso público para a contratação de mais 30 profissionais. “Consegui reunir todos os agentes, colocar o meu método de trabalhar, que é fiscalizar. Fiscalizando, nós vamos orientar os motoristas”, comentou.
Conforme o superintendente, os primeiros objetivos para esta gestão são fiscalizar as vans escolares, táxis, motos com escapamento aberto e motoristas de aplicativo. “Uma das maiores reclamações da população é sobre o escapamento das motos. Elas perturbam as pessoas que têm problemas de insônia, as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e os idosos. Hoje, nós temos hospitais no centro da cidade. E isso trás uma perturbação muito grande”, pontuou.
Desafios no trânsito de Criciúma
Um dos maiores desafios no trânsito de Criciúma são os horários de congestionamento nos principais pontos de circulação. De acordo com o superintendente, será realizado um estudo com o auxílio de um drone para identificar quantos veículos passam das 18 às 19 horas na avenida Centenário. “Se for preciso nós vamos colocar os agentes de trânsito. Porque quando se coloca a parte humana para cuidar do trânsito na hora de pico, o trânsito flui bem”, frisou.
Dutra prioriza a organização, cobrança e fiscalização, e tem como finalidade fazer um trânsito mais seguro. O Sargento se coloca à disposição da população criciumense para que as melhorias no trânsito sejam realizadas. “Nós somos parceiros, estamos aqui por um trabalho único, que é a preservação de vidas no trânsito”, complementou.
A população pode entrar em contato com a Superintendência de Trânsito pelos números 118 e (48) 99951-0469 para esclarecer dúvidas e obter outras informações.
Leia mais sobre:
criciuma,
transito,
Superintendência de Trânsito.
Atenção, motoristas!
ViaCosteira
Nesta semana
Nesta quarta-feira
Fiscalização
Criciúma
Perigo invisível
Atenção, motoristas!
Fiscalização
Perigo invisível