Cidadania dos EUA

Suprema Corte dos EUA mantém direito de cidadania de filhos de imigrantes indocumentados

Corte máxima do país ouvirá argumentos de Trump em maio

imagem do colunista

Por André Abreu

Em 17/04/2025 às 21:53
imagem da noticia
Foto: SCOTUS

A Suprema Corte suspendeu, hoje (17), as restrições impostas pelo presidente Donald Trump à cidadania estadunidense por nascimento, mas concordou em ouvir argumentos sobre o assunto em maio.

O tribunal disse que ouvirá argumentos orais em 15 de maio. É o primeiro desafio às políticas do novo governo que os ministros da Suprema vão discutir. 

"Estou muito feliz", disse o presidente Donald Trump nesta quinta-feira (17/04). "Acho que o caso foi tão mal compreendido." 

Continua após anúncio
Fim do anúncio

O governo pediu ao tribunal que suspendesse as ações nacionais que os juízes de Maryland, Massachusetts e Washington emitiram para pausar a ordem de Trump que limita a cidadania por nascimento. Mas a Suprema Corte, seguindo as cortes de apelação, mantém o decreto (ordem executiva) suspenso. 

O Departamento de Justiça disse que Trump deve ser capaz de aplicar a política para todos, exceto as pessoas diretamente nomeadas nos processos e aqueles que vivem em estados que entraram na Justiça,  se o tribunal achar que os estados têm o direito legal de contestar a ordem. O governo também quer ser capaz de desenvolver orientações sobre como implementará o decreto de Trump se ele for mantido.

Por enquanto, os direitos dos filhos de imigrantes indocumentados serem considerados cidadãos dos EUA. 

Foto: Ministros da Suprema Corte dos EUA. 


 

Leia mais sobre:

Trump,

Cidadania estadunidense.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui