Por André Abreu
Em 17/04/2025 às 21:53A Suprema Corte suspendeu, hoje (17), as restrições impostas pelo presidente Donald Trump à cidadania estadunidense por nascimento, mas concordou em ouvir argumentos sobre o assunto em maio.
O tribunal disse que ouvirá argumentos orais em 15 de maio. É o primeiro desafio às políticas do novo governo que os ministros da Suprema vão discutir.
"Estou muito feliz", disse o presidente Donald Trump nesta quinta-feira (17/04). "Acho que o caso foi tão mal compreendido."
O governo pediu ao tribunal que suspendesse as ações nacionais que os juízes de Maryland, Massachusetts e Washington emitiram para pausar a ordem de Trump que limita a cidadania por nascimento. Mas a Suprema Corte, seguindo as cortes de apelação, mantém o decreto (ordem executiva) suspenso.
O Departamento de Justiça disse que Trump deve ser capaz de aplicar a política para todos, exceto as pessoas diretamente nomeadas nos processos e aqueles que vivem em estados que entraram na Justiça, se o tribunal achar que os estados têm o direito legal de contestar a ordem. O governo também quer ser capaz de desenvolver orientações sobre como implementará o decreto de Trump se ele for mantido.
Por enquanto, os direitos dos filhos de imigrantes indocumentados serem considerados cidadãos dos EUA.
Foto: Ministros da Suprema Corte dos EUA.
Leia mais sobre:
Trump,
Cidadania estadunidense.
Você pode enviar sugestões e comentários para o email contexto@engeplus.com.br
Escolha do Novo Papa
Fumaça preta na manhã desta quinta-feira
Cidadania italiana
Cidadania italiana
"Horário de verão"
Relógios 1h à frente em Boston
Eleições alemãs
Conservadores vencem na Alemanha
Vaticano
Papa em condição de saúde crítica
Imigração
Escolha do Novo Papa
"Horário de verão"