Política

Respostas do povo às pesquisas de imagem do presidente

o povo responde nas redes sociais

imagem do colunista

Por Joice Quadros

Em 10/04/2025 às 16:57

Respostas ao presidente

 

Agências de marketing, com alta tecnologia na coleta de dados e análise das pesquisas, poderiam poupar seu tempo e gastos para analisar os motivos da falta de aprovação do presidente Lula. É só darem uma olhada no que passa pelas redes sociais. “A gente tem uma admiração pelas atitudes dele  (Bolsonaro) com a família, honestidade, estas coisas, então a gente praticamente se identificou com ele neste sentido”, diz um agricultor, “nós gostamos de um Brasil que cresce, que progride e, ao mesmo tempo cuida das suas pessoas, que respeita as suas famílias e suas tradições”, diz outro. Estão aí as respostas.

Do Fome Zero ao Pé-de-Meia

Quando o presidente Lula assumiu o governo do País pela primeira vez, em 2003, era quase uma unanimidade nacional. Seguiu a política econômica do governo anterior, FHC, e nomeou Henrique Meirelles na sua equipe de ministros. De saída, implantou o Programa Fome Zero, com uma grande mobilização nacional “para que ninguém mais passe fome neste país”, dizia. Atitude louvável que viu, infelizmente, o programa ir acabando aos poucos com sérias suspeitas de desvio de verbas. Hoje nem se fala mais nisto. A moda agora é o Pé-de-meia, também louvável, mas que já está com denúncias de desvio de verbas e corrupção.

Os anos da corrupção

De 2014 a 2018 não se falava mais nada neste país que não fossem as graves denúncias de corrupção ocorridas nos mandatos do presidente Lula, de 2004 a 2012. O rombo na Petrobrás foi considerado o maior do país e um dos maiores do mundo. Daí em diante foi caíndo o castelo de cartas. Mesmo assim, Lula conseguiu eleger Dilma Rousseff sua sucessora, que encerrou  mandato por impeachment.

Poder aparelhado

Este terceiro mandato do presidente Lula está uma incógnita. Com a maioria dos ministros do STF nomeados por ele ou Dilma Rousseff, acreditou que poderia surfar na onda de cofres públicos cheios de dinheiro, sem ninguém reclamar. Nem mesmo um Congresso Nacional com a oposição em maioria poderia incomodar, porque fez alianças e levou indicados por partidos políticos, que não o PT, para seu governo.  Mas esqueceu um detalhe: o povo. Chamou novos marketeiros que estão derramando milhões nos cofres da considerada “grande imprensa” Rio-São Paulo para falar bem dele. Mas esqueceu outro detalhe: as redes sociais. Mentiras, censura e corrupção não estão no DNA do povo brasileiro, que volta e meia até comete um errinho aqui, outro ali, mas com seu dinheirinho. 

Qual é a incógnita?

A incógnita fica por conta de um ministério incompetente que não se entende, de um Lula que imaginou passar quatro anos de seu mandato viajando em campanha para a ONU ou outro cargo internacional. Mesmo com um “poder aparelhado” seu mandato está desgovernado, cada viagem sua agora é alvo de críticas , patrocínios dos Correios (falidos) viram carro de combate. Mas vem sempre aquele detalhe: o povo, que não está deixando mais nada passar pelo seu crivo. 

Joice Quadros. Economia, Mercado e Política. Bacharel em Jornalismo (UFRGS). Jornalista, Professora e Pesquisadora, com obras publicadas. Especialista em Comunicação Empresarial, Educação e Meio Ambiente. Nasceu em Santo Ângelo(RS). Mora em Criciúma (SC).

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