Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br
Em 11/09/2024 às 14:25Acordar cedo todos os dias para entregar picolés fez Geovani Ezequiel enxergar o futuro profissional com outros olhos. Há 22 anos, em uma garagem no bairro Mina do Mato, em Criciúma, inspirado pela paixão que sorvetes e picolés causam nas pessoas, ele decidiu criar a própria fábrica de produção: Gemilk Sorvetes e Picolés.
Contando com cerca de 75 vendedores espalhados pelo Sul de Santa Catarina, o projeto empreendedor está além de ser apenas uma oportunidade profissional na vida do criciumense. Os filhos, após verem de perto o esforço e a dedicação de Ezequiel, foram motivados a seguir os passos do pai, tornando a Gemilk Sorvetes e Picolés uma tradição familiar.
“Em 2002, quando comecei, eu produzia apenas picolés e, em seguida, quando fui comprando mais máquinas comecei a produção de sorvetes também. Na época, cheguei a ficar 40 horas sem dormir, apenas produzindo e entregando. Parentes me ajudavam a fazer entregas neste período, mas, meus filhos ainda eram pequenos. Com o passar do tempo foram crescendo e decidiram que queriam seguir meus passos”, relembrou o proprietário.
Com funcionários e ajuda dos filhos Jadiel Goulart Ezequiel, Cassiane Goulart Ezequiel e Israel Goulart Ezequiel, a Gemilk Sorvetes e Picolés produz, ao todo, 20 mil picolés e 900 litros de sorvete por dia. A produção, que é feita entre 7h30 e 17 horas, após finalizada é entregue, principalmente, para atacados de sorvete, mercearias e supermercados localizados no Sul do Estado.
Filhos de Geovani seguem os passos do pai na produção de sorvetes e picolés. (Foto: Patrick Stüpp/Portal Engeplus)
Preparo e temporada de verão
Antes dos sorvetes e picolés chegarem nas mãos das pessoas, cada um deles é produzido por uma máquina diferente na fábrica. Porém, o processo de preparo segue o mesmo ritmo, com o leite chegando da colônia e passando pelo processo de pasteurização. No início da produção o material é colocado em 75°C, sendo reduzido para -4°C para ser colocado na máquina de produção.
“O nosso sorvete é feito à base de leite e sempre com frutas naturais. Em média, as produções nas máquinas são rápidas, levando cerca de duas horas e meia para o sorvete e picolé ficarem prontos. Em apenas um dia de produção, além dos 20 mil picolés, com os 900 litros, contabilizamos cerca de 240 potes de sorvete por dia”, explicou Jadiel.
Apesar das baixas temperaturas no inverno, a produção sempre é contínua no empreendimento. Porém, com a aproximação do verão as demandas aumentam, já que sorvetes e picolés são considerados uma das sobremesas perfeitas para contrapor o aumento da temperatura. Segundo o proprietário da Gemilk, na temporada de verão cerca de 11 funcionários são contratados para atender os pedidos dos clientes.
“Tinha uma época que as vendas caíam no inverno, mas hoje, como as pessoas estão acostumadas a comprar sorvete mesmo em dias frios, a produção é feita o ano todo. Em média, fora da temporada de verão fazemos o processo de produção com cinco profissionais. Já entre novembro e março, abrimos vagas porque é época que as vendas estouram”, comentou Ezequiel.
Futuro do projeto empreendedor
Com o objetivo de seguir os passos do pai, Jadiel não se vê mais fora do mercado de sorvetes e picolés. Apesar da paixão hoje em dia, no início encontrava dificuldades para seguir na área, principalmente após ver de perto a rotina do pai entregando picolés todos os dias.
“A rotina do vendedor nunca é fácil, porque tem que voltar para casa apenas quando o produto acaba. Só que agora já vejo meu futuro dentro da empresa e será um sentimento de gratidão continuar no futuro o legado depois de ver meu pai trabalhando para construir toda a fábrica. É gratificante, ainda mais, sabendo o quão difícil era quando ele começou”, destacou o filho e funcionário.
Além da fábrica e dos 75 vendedores, a Gemilk Sorvetes e Picolés conta com um estabelecimento no Centro de Criciúma, localizado na rua Álvaro Catão. Vendo a paixão dos filhos no empreendimento, os planos para o futuro é construir mais dois estabelecimentos em Criciúma para deixar de herança para os filhos.
“A produção de sorvetes e picolés é bem forte no Sul de Santa Catarina, principalmente quando fazemos um bom produto. E como pai me sinto feliz e contente, sabendo que o negócio está crescendo e os filhos estão encarando. Daqui a pouco vou ter que parar por conta da idade e tudo isso que criei será levado adiante por todos eles em Criciúma”, enfatizou Geovani Ezequiel.
Os interessados também podem conhecer o trabalho da Gemilk Picolés e Sorvetes no Instagram ou pelo contato (48) 991994121.
Leia mais sobre:
criciuma,
Espaço Empreendedor,
Gemilk Picolés e Sorvetes.
Frutas naturais
Boardgames
Tinta na parede
A vida em movimento
Bom Velhinho
Espaço Empreendedor
Arte e esporte
A vida em movimento
Espaço Empreendedor
Arte e esporte