Por Rafaela Custódio -
Em 23/09/2024 às 13:07A Câmara de Vereadores de Criciúma deve realizar uma homenagem ao terceiro sargento Davi Appel da Silva, de 37 anos, que foi assassinado a tiros no último dia 3 de setembro, na rua Tuiuti, no bairro Comerciário, em Criciúma. A rua São Miguel Oeste, que fica na lateral do 9º Batalhão de Polícia Militar (9° BPM) de Criciúma, deverá levar o nome do policial.
A ideia surgiu do comandante do 9° BPM, tenente-coronel Mário Luiz da Silva. “Tive essa ideia aqui no Batalhão de homenagearmos o sargento Appel e de alguma maneira e que isso ficasse imortalizado. Nosso objetivo é que tivéssemos uma homenagem que não fosse algo transitório, mas que ela ficasse eternizada”, explica o comandante.
O tenente-coronel levou a ideia aos vereadores e o parlamentar Zairo Casagrande já está iniciando o projeto de lei para alteração do nome da rua. “Um dos trâmites que estamos fazendo é a coleta de assinaturas dos envolvidos diretamente, ou seja, dos moradores desta rua. Nós vamos iniciar esse processo nos próximos dias. Vamos estar colhendo essas assinaturas aqui no batalhão e também os policiais passarão nas casas da via para conversarmos com os moradores”, comenta.
O caso
Segundo a Polícia Civil, os investigadores apuraram que o sargento Appel estava fazendo rondas no bairro Comerciário, sozinho e em patrulha comunitária. O militar teria identificado o homem, de 45 anos, que continuamente causava transtornos na localidade, especialmente com uso de drogas. Ele estaria nas proximidades do Colegião e o policial teria o abordado e solicitado que saísse do local. Ao fazer o acompanhamento deste homem, o policial acabou sendo atacado pela janela de sua própria viatura, momento em que foi desarmado pelo criminoso. Este, então portando a arma do policial, efetuou diversos disparos contra o militar, sendo que, na sequência, dispensou a arma no chão. Após o crime, o homem foi detido por moradores e trabalhadores de uma obra nas proximidades, que acionaram a Polícia Militar.
A Polícia Civil apurou que o criminoso é natural do Estado do Rio Grande do Sul e com diversas passagens policiais, inclusive já tendo atacado outro policial militar. Em audiência de custódia, o juízo da comarca de Criciúma, converteu em preventiva a prisão em flagrante do homem que matou o policial militar.
Durante a audiência, a prisão em flagrante foi homologada e convertida em preventiva. Foi autorizado ao custodiado a realização de exames de sanidade mental e corpo delito. O processo foi distribuído para a 2ª Vara Criminal da comarca de Criciúma e tramita em segredo de justiça.
Leia mais
Policial militar é morto a tiros no Centro de Criciúma
Policial militar morto a tiros em Criciúma é identificado
Após matar policial, homem dispensou arma no chão e acabou detido por moradores
Comandante do 9° BPM manifesta apoio a familiares de policial morto: ‘estamos extremamente chocados’
Criciúma: velório de sargento da PM morto a tiros acontece nesta quarta-feira
Jorginho Mello decreta luto oficial de três dias pela morte de policial militar em Criciúma
Corpo de policial morto a tiros em Criciúma é velado em Içara
PM faz última homenagem ao policial que morreu em Criciúma
Prefeitura de Criciúma decreta luto oficial de três dias pela morte de policial militar
Justiça mantém preso homem que matou policial militar em Criciúma
Durante desfile cívico, estudantes do Colégio Michel prestam homenagem a sargento morto em Criciúma
Leia mais sobre:
criciuma,
Polícia Militar,
Davi Appel da Silva.
Cuidado que move
Cidade florida
Balneário Rincão
Planeta Terra
Nova sede
Balneário Camacho
Cuidado que move
Cidade florida
Balneário Camacho