Por Redação Engeplus
Em 18/06/2025 às 14:30Servidores de diferentes setores da Prefeitura de Cocal do Sul participaram, durante a semana, de uma capacitação sobre prevenção de queimaduras, combate a incêndios e primeiros socorros. A atividade integra a campanha Junho Laranja, que reforça os cuidados para evitar acidentes com queimaduras.
O treinamento foi conduzido pelo técnico em segurança do trabalho Nazareno da Silva Borges, com apoio do Corpo de Bombeiros Militar, e reuniu servidores da Secretaria de Saúde, Educação, Obras, Agricultura, Administração, Pronto Atendimento 24 horas, Apae de Cocal do Sul e também colaboradores do Samae.
Durante o treinamento, os participantes acompanharam simulações práticas, como o controle de um princípio de incêndio com botijão de gás e madeira em chamas, além de aprenderem, na prática, como agir de forma segura em situações que exigem combate ao fogo e atendimento imediato às vítimas.
“Nós precisamos estar preparados. Acidentes podem acontecer em qualquer ambiente: na escola, na unidade de saúde, no ambiente de trabalho ou na rua. E saber como agir faz toda a diferença. Nossa proposta é que essa capacitação passe a ser realizada todos os anos, reforçando o compromisso da gestão com a segurança e o bem-estar de todos”, enfatizou a secretária de Saúde, Giovana Galato.
De acordo com Borges, o treinamento permite que os servidores estejam mais confiantes e preparados para emergências. “Esse conhecimento salva vidas. Saber como agir, além de proteger quem está precisando, protege também quem está no atendimento. Foi um momento muito importante, com teoria e prática, para que todos saibam como reagir da maneira correta”, afirmou.
A Secretaria de Saúde já prepara uma nova etapa da capacitação, prevista para o mês de julho, com foco ainda mais direcionado aos primeiros socorros, na prática.
Colaboração: Assessoria de imprensa/Cocal do Sul.
Leia mais sobre:
Cocal do Sul,
Apae,
prevenção.
Duas alternativas
4.400 trabalhadores
Cuidado que move
Cidade florida
Balneário Rincão
Planeta Terra
Duas alternativas
4.400 trabalhadores
Cuidado que move
Cidade florida
Balneário Rincão