Por Redação Engeplus
Em 22/04/2023 às 17:41Com a presença de lideranças políticas e representantes do cooperativismo brasileiro, ocorreu nesta terça-feira, 18, em Brasília, o ato de lançamento da Agenda Institucional do Cooperativismo, realizado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), e posse da nova diretoria da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop).
A diretoria da Frente reúne parlamentares de todo o país, eleitos para representar o cooperativismo brasileiro no Congresso Nacional. Santa Catarina terá dois representantes. A deputada federal Geovania de Sá (PSDB), que ocupa o cargo de Coordenadora do Ramo de Consumo, e o deputado federal Valdir Cobalchini (MDB), na função de Coordenador da Região Sul.
Atualmente, o Sistema OCB congrega mais de 4,8 mil cooperativas, sendo 2,5 mil delas com mais de 20 anos de atuação no mercado, totalizando 18,8 milhões de cooperados. “O cooperativismo brasileiro é um segmento amplo, composto por mais de 4 mil cooperativas e é responsável pela geração de aproximadamente 500 mil postos de trabalho em todo o país. Apesar de consolidado, o setor ainda tem muito a crescer. E nós, da Frencoop, somos peças fundamentais para auxiliar o cooperativismo brasileiro nesse processo de crescimento”, destaca Geovania de Sá.
A Agenda Institucional do Cooperativismo reúne os principais temas de impacto do setor:
- Inclusão do adequado tratamento tributário ao ato cooperativo no escopo da Reforma Tributária em tramitação (PEC 45/19);
- Regulamentação da Lei Complementar 196/22, que atualizou o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC);
- Aprovação da proposta que amplia a participação das cooperativas no mercado de seguros (PL 519/18) e em processos de licitação em órgãos públicos;
- Aumento do volume de recursos do Crédito rural;
- Ampliação da conectividade no campo (PL 1.303/22);
- Possibilidade da reorganização das cooperativas em cenários de crise econômico-financeira (PL 815/22);
- Atualização da regulamentação dos planos de saúde.
Leia mais sobre:
politica,
geovânia de sá.
Projeto aprovado
Terceira Idade
Foi votado
Projeto aprovado