Por Pelo Estado
Em 27/03/2025 às 01:43Após o anúncio de redução dos investimentos do Governo Federal em infraestrutura viária em Santa Catarina, a Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística (Fetrancesc) emitiu uma nota afirmando que recebeu com estranheza a notícia, visto que no último ano o Ministro dos Transportes, Renan Filho, em visita ao Estado afirmou que os recursos injetados aqui em 2025 seriam semelhantes aos dos dois últimos anos. O que, na prática, não aconteceu, sendo o valor divulgado em R$ 400 milhões menor que o do último ano. A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) também se manifestou e declarou que a decisão frustra o Estado.
Bom, mas não deveria causar tanta estranheza, basta perceber que a relação entre Governo do Estado e Governo Federal está extremamente frágil e, nessa, quem sai perdendo é a população catarinense. O que não deveria acontecer, já que os interesses do povo deveriam estar acima de tudo.
Quando eleito coordenador do Fórum Parlamentar, o deputado Pedro Uczai (PT) foi cirúrgico em uma entrevista afirmando que não se pode fazer disputa política o tempo inteiro e que seu papel é trabalhar para diminuir a tensão que existe entre o governador e o presidente, mantendo uma relação republicana e suprapartidária, sempre defendendo os interesses de Santa Catarina e do povo catarinense. Talvez, esta seja sua tarefa mais importante nesse cargo porque, enquanto não houver diálogo entre as duas partes, o povo sai perdendo.
Santa Catarina tem um calcanhar de Aquiles que é a infraestrutura. Mexer com isso é mexer na economia, competitividade e produtividade do Estado. Querendo ou não, os recursos federais são um direito nosso, são necessários, mas sem a prática da política da boa vizinhança, eles serão dificultados, sim. Doa a quem doer, porque neste jogo, manda quem pode, obedece quem tem juízo!
Cotas nas universidades
Não é exatamente o que fala (neste caso, também), mas como fala. O deputado estadual Alex Brasil (PL) resolveu criticar as vagas nas cotas destinadas para pessoas trans nos cursos das universidades públicas em Santa Catarina. E, para isso, usou em plena tribuna da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, uma peruca, remetendo à caracterização de pessoas trans? Seria esse o intuito da peruca ou dar um ar de deboche para a pauta, desmoralizando os colegas que fossem contra o seu discurso? Não deu pra entender.
Catarinenses
Santa Catarina ganha ainda mais protagonismo na OAB Nacional em duas frentes estratégicas da entidade. O conselheiro federal Rafael Horn foi designado pelo presidente nacional, Beto Simonetti, como coordenador-geral das Comissões e das Procuradorias do Conselho Federal (CFOAB), e também para coordenar uma nova pasta na instituição, de Projetos Estruturantes. Já o atual presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli, foi nomeado como vice-presidente do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA). As designações foram anunciadas no Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB, no último final de semana.
Rio Negrinho
A Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço (Sicos) realiza nesta sexta-feira, 28, uma reunião com empresários de Rio Negrinho e região para apresentar as linhas de crédito e programas de incentivo oferecidos pelo Governo do Estado. Durante o evento, a Sicos vai apresentar as diversas possibilidades oferecidas pelo Governo de Santa Catarina para apoiar as empresas. Entre elas estão linhas de crédito como, por exemplo, o Juro Zero, voltado para MEIs, e o Pronampe SC, voltado para pequenas e médias empresas. Programas de incentivo fiscal como o Prodec e o Pró-Emprego também serão apresentados.
Premiação
O setor supermercadista catarinense se prepara para um dos momentos mais aguardados do ano. Nesta quinta-feira, 27, a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) realiza a cerimônia de entrega do Prêmio Acats 2025 Supermercados, em Camboriú. O evento vai reunir empresários, executivos e profissionais do varejo para homenagear as redes que mais se destacaram em Santa Catarina ao longo de 2024. A premiação reconhece empresas em três categorias: Eficiência, Crescimento e Relacionamento com Fornecedores.
Missão África
Sete estudantes do curso de Medicina da UniSul participaram da 2ª Missão África, promovida pela Inspirali, que levou atendimento médico humanizado a cinco vilarejos em Benin, beneficiando mais de 5 mil pessoas. Ao todo, foram 28 missionários de diversas regiões do Brasil. A ação incluiu visitas domiciliares, procedimentos cirúrgicos e suporte a pacientes com problemas de saúde mental. Em um país onde a mortalidade infantil chega a 50% no primeiro ano de vida, a missão buscou suprir a falta de acesso à medicina gratuita. Os voluntários utilizaram o sistema Prontlife®, um tablet com prontuário eletrônico desenvolvido especialmente para a missão, cujas informações coletadas comporão um banco de dados a ser apresentado ao governo local como modelo para fortalecer a estratégia de implementação de um Programa de Medicina de Família e Comunidade.
Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado
Contato: peloestado@gmail.com
Leia mais sobre:
Santa Catarina,
politica,
Coluna,
pelo estado.
Você pode enviar sugestões e comentários para o email peloestado@gmail.com
Pelo Estado
Pelo Estado
Pelo Estado
Pelo Estado
Pelo Estado
Pelo Estado
Pelo Estado
Pelo Estado