Legado da Paz

Morre Jimmy Carter, ex-presidente dos EUA

Presidente de 1977 a 1981, democrata ganhou o Nobel da Paz em 2002

imagem do colunista

Por André Abreu

Em 29/12/2024 às 19:53

Jimmy Carter, o ex-presidente dos EUA conhecido como um defensor dos direitos humanos internacionais durante e após seu mandato na Casa Branca e que ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 2002 por sua vida de dedicação a essa causa, morreu aos 100 anos.

A morte de Carter também foi anunciada pelo Carter Center em comunicado:  "Nosso fundador, o ex-presidente dos EUA Jimmy Carter, faleceu esta tarde em Plains, Geórgia". O Carter Center também compartilhou um site de homenagem ao falecido presidente.

De família de fazendeiros do cultivo de amendoim, o ex-presidente, após um mandato, e sem conseguir se reeleger (perdeu para o republicano Ronald Reagan), voltou a viver na cidade onde nasceu, Plains. Foi professor de Escola Dominical depois de deixar a presidência na Igreja Batista Maranata em sua cidade natal. 

A esposa de Carter, Rosalynn, morreu em 19 de novembro de 2023, aos 96 anos. O casal esteve junto por 77 anos. Carter deixa os filhos do casal - John William (Jack), James Earl III (Chip) e Donnel Jeffrey (Jeff); e sua filha, Amy Lynn.

"Hoje, os Estados Unidos e o mundo perderam um líder, estadista e humanitário extraordinário", disse o presidente Biden em um comunicado em reação à morte de Carter. “Com sua compaixão e clareza moral, ele trabalhou para erradicar doenças, forjar a paz, promover os direitos civis e os direitos humanos.”

Nas relações internacionais, o Acordo de Camp David projetou o então presidente dos EUA a um promotor da paz no Oriente Médio, especialmente, neste caso, do Egito do líder Sadat com Israel no final dos anos 70.  

Internamente, para muitos norte-americanos, Carter deixou uma imagem de um líder fraco diante das novas ameaças internacionais para os Estados Unidos. A figura de Biden reflete muito o legado do ex-presidente. 

Carter foi governador da Geórgia de 1971 a 1975. Com o falecimento de Carter, permanecem vivos 4 ex-presidentes dos EUA: Clinton, George W. Bush, Trump e Obama. 

Leia mais sobre:

eua,

Demcratas.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui