Por Roberta Mânica
Em 01/07/2024 às 09:24Em minha trajetória com alunos em sala de aula e com advogados recém-ingressos no mercado de trabalho, tenho constatado diariamente a necessidade do aperfeiçoamento da comunicação e da oratória para o êxito na carreira jurídica. Na advocacia, expandir o repertório comunicativo e dominar técnicas de oratória não apenas ampliam a capacidade de argumentação e negociação, mas também facilitam o fechamento de negócios. Uma comunicação eficaz permite ao advogado traduzir termos complexos em linguagem acessível, entender profundamente as necessidades do cliente e apresentar soluções de forma clara e persuasiva, fatores decisivos para o sucesso profissional.
O Brasil é um dos países que mais forma advogados no mundo. De acordo com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), atualmente existem pelo menos 1,2 milhão de advogados no país, cerca de 1 para cada 172 pessoas, e esse número cresce a cada ano. Nesse cenário competitivo, conquistar e fidelizar clientes é um dos maiores desafios e envolve algumas etapas para melhorar a troca de informações, entre elas:
1. Compreensão da real intenção do cliente
O primeiro passo é entender a real intenção do seu cliente. Analisar precisamente o que o cliente diz no primeiro contato é fundamental. Deve-se observar a linguagem não verbal além da verbal, verificando se o que se fala está alinhado com a postura emocional. Esta análise permite conduzir a orientação jurídica de forma mais objetiva. Essa técnica de comunicação advogado-cliente se desenvolve a partir de estudo e observação.
2. Criação de uma conexão verdadeira
Após entender a linguagem do seu cliente, o segundo passo é criar uma conexão verdadeira com ele. Isso gera segurança e confiança na relação. Uma comunicação sem articulação não estabelece um vínculo efetivo. O interlocutor sempre busca a verdade, por mais que ela possa ser desconfortável. Quando se utiliza recursos da linguagem simples, é mais provável alcançar entendimento e compreensão.
3. Estabelecimento de uma relação de causa e consequência dos fatos
O terceiro passo é estabelecer a relação de causa e consequência dos fatos apresentados. A clareza é fundamental nesse processo. Após entender a intenção do cliente, o advogado deve ser claro e direto, evitando jargões jurídicos. Explicar as consequências de cada ação de forma simples ajuda a estabelecer um contato efetivo.
Todas as situações acima necessitam da estratégias que podem ser desenvolvidas e treinadas. É a capacidade de domínio da linguagem verbal e não verbal que permite ter condições de interagir corretamente, argumentar bem, entender todos os lados e convencer com propriedade.
Se você está interessado em avançar no nível de aplicação da sua linguagem e conquistar uma comunicação mais estratégica na advocacia, entre em contato conosco para treinar suas habilidades comunicativas e impulsionar sua carreira.
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