Novas tecnologias

Após furto de vaso, monitoramento por câmeras será intensificado em Criciúma

Iniciativa foi divulgada pelo prefeito Vagner Espíndola nessa terça-feira

Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br

Em 25/06/2025 às 10:51
imagem da noticia
Foto: Reprodução

Após um vaso de decoração ser furtado por um homem e por uma mulher no Centro de Processamento de Merenda Escolar da Prefeitura de Criciúma, o serviço de monitoramento por câmeras será intensificado no município. A iniciativa, divulgada nessa terça-feira, dia 24, pelo prefeito Vagner Espíndola (PSD) em um vídeo publicado nas redes sociais, faz parte do projeto de cercamento digital, anunciado em fevereiro de 2025.

O caso do furto, que foi registrado na semana passada, ganhou repercussão após imagens do crime serem expostas nas redes sociais pelo diretor da Defesa Civil de Criciúma, Fred Gomes. O objeto já foi devolvido para a estrutura, porém, o crime ainda segue sendo investigado pela Polícia Civil. A oitiva da mulher já foi realizada e o homem será ouvido em breve. 

Dessa forma, por conta de casos como este, o prefeito de Criciúma informou que o município continuará investindo forte em câmeras e inteligência. No momento do crime, eles foram flagrados por uma das câmeras operadas no Centro de Controle de Operação, localizado na sede da Defesa Civil. “A vida de quem comete crime em Criciúma vai ficar cada vez mais difícil. O cidadão que trabalha merece viver tranquilo”, afirmou.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Cercamento digital

No momento, conforme Gomes, o Centro de Controle de Operação tem 336 câmeras em funcionamento, que podem ser encontradas em pontos específicos de Criciúma. Porém, o avanço do cercamento digital, oferecerá um serviço ainda mais complexo e tecnológico, principalmente com o uso da tecnologia artificial. O mapeamento já foi feito e o próximo passo é o lançamento do processo de licitação, que ainda não tem data definida para ser divulgado.

“Em conversa com as outras forças de segurança, como Polícia Militar (PM) e Polícia Civil, temos todo o mapeamento feito e sabemos onde as câmeras serão instaladas. Ainda não temos um número exato, mas queremos colocar aproximadamente mais mil câmeras espalhadas pelo município de Criciúma. É um serviço complexo, que precisa ser bem analisado e avaliado”, afirmou, em entrevista ao Portal Engeplus.

Para o diretor da Defesa Civil, com este avanço do cercamento digital, Criciúma melhorará ainda mais seus índices de segurança. “Já temos um bom número graças aos trabalhos das nossas forças policiais. Entretanto, sempre estamos estudando para melhorar o que é bom e ficarmos ainda melhores”, disse Gomes.

Confira abaixo o vídeo completo do prefeito de Criciúma:  

Leia mais sobre:

criciuma,

CAMERAS,

monitoramento,

Tecnologia,

cercamento digital.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral