Por Thiago Hockmüller - thiago.hockmuller@engeplus.com.br
Em 30/03/2020 às 09:54Bancos, casas lotéricas, cooperativas de crédito e correspondentes bancários estão autorizados a realizarem atendimentos a partir desta segunda-feira, dia 30, para casos que necessitem de suporte presencial. E caberá a estes órgão cumprirem o protocolo recomendado para evitar aglomeração de pessoas e prevenir a disseminação de coronavírus nos estabelecimentos.
Entre as recomendações está apenas a entrada de clientes de acordo com o número de atendentes, distância mínima de 1,5 metros entre as pessoas, sobretudo nas filas, ventilação e higienização contínua do ambiente, demarcação da área externa e estacionamento e a utilização, por parte dos funcionários, de máscaras cirúrgicas.
“É uma série de medidas sanitárias que serão fiscalizadas pela Polícia Militar e Civil, não obstante também pela Vigilância Sanitária e Secretaria de Saúde, que pode ser chamada. Com a abertura destas medidas, o ambiente de trabalho traz várias modificações de acordo com o andamento desta crise. Os atendimentos no local serão para idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes”, explica o comandante do 9° batalhão de Polícia Militar (9° BPM), tenente-coronel Cristian Dimitri Andrade, em entrevista ao programa João Paulo Messer, da Rádio Eldorado.
Caso não houver o cumprimento das normas previstas, clientes podem efetuar denúncias discando para o telefone de emergência da PM (190) ou efetuar por meio do aplicativo PMSC Cidadão.
Leia mais
Após decreto presidencial, Caixa negocia abertura das lotéricas em Santa Catarina
Lotéricas e agências bancárias abertas parcialmente a partir de segunda-feira
Estado publica regras para as instituições financeiras que vão atender a população
Fique atento
O comandante do 9º BPM também deu dicas de segurança para a população, sobretudo sobre eventuais fraudes. Caso receba ligação de pessoas que se identifiquem como gerente de bancos e cooperativas de crédito, jamais forneça senhas, dados pessoais e quaisquer informações.
“Pedimos bastante atenção para que não receba ligações desconhecidas, tanto de celular como SMS. Desconsidere, bloqueie, remeta como spam na plataforma Whatsapp. Os números de contato são conhecidos, aqueles desconhecidos, em especial gerente de banco, cooperativa de crédito, pedindo atualização de dados pessoais, não faça isso, desligue, bloqueie o número e faça a denúncia”, explica.
Confira a nota da Caixa Econômica Federal
A CAIXA reforça o enfrentamento aos efeitos do novo coronavírus (Covid-19) com a ampliação dos serviços digitais e remotos e a implantação de nova padronização do atendimento presencial no interior das agências, onde serão realizados os serviços sociais essenciais. As medidas adotadas têm como objetivo contribuir para evitar aglomerações e, consequentemente, melhorar a segurança de todos os clientes, colaboradores e parceiros da CAIXA no contexto da pandemia.
No estado de Santa Catarina, a CAIXA havia suspendido desde 18 de março as atividades de suas agências, em cumprimento ao Decreto n.º 515/2020, de 17/03/2020, e ao Decreto nº 525/2020 de 23/03/2020.
A partir desta segunda-feira (30), as agências no estado voltarão a funcionar, prestando serviços essenciais à população. As agências da CAIXA vão funcionar em horário diferenciado, assim como já acontece no restante do país, das 10h às 14h, com atendimento restrito aos casos que não podem ser tratados pelo atendimento telefônico ou pelos aplicativos do banco para celular e demais serviços digitais.
A capacidade operacional das agências físicas será centralizada no pleno funcionamento das salas de autoatendimento. No interior das agências, poderão ser realizados somente os seguintes serviços: saque INSS sem cartão; saque de Seguro Desemprego/Defeso sem cartão e senha; saque de Bolsa Família e outros benefícios sociais sem cartão e senha; pagamento de Abono Salarial e FGTS sem cartão e senha; desbloqueio de cartão e senha de contas; e abastecimento e processamento de depósitos realizados nas máquinas de autoatendimento.
No caso de beneficiários do INSS, será mantido o atendimento presencial de saque na agência para aqueles que não possuem cartão e senha e os demais terão a possibilidade de saque na salas de autoatendimento, onde será permitido o acesso limitado a 1 cliente por máquina por vez, como forma de manter o distanciamento entre as pessoas.
A medida reforça as ações para melhorar a segurança de todos os clientes, colaboradores e parceiros da CAIXA no contexto da pandemia de COVID-19. Em todo o país, o banco manterá a abertura antecipada em 1 hora de 1.619 agências, exclusivamente para os atendimentos de clientes de grupo de risco.
A lista dessas unidades pode ser consultada no seguinte endereço: www.caixa.gov.br/caixacomvoce/Paginas/default.aspx. A CAIXA reforçou seu protocolo de limpeza e higienização das unidades priorizando a limpeza das superfícies de contato humano, portas de entrada, maçanetas e vidros do entorno, teclados dos ATM, balcões de caixa e estações de trabalho, cadeiras e longarinas dos clientes, portas dos banheiros, torneiras e aparelhos sanitários com periodicidade mínima de 6 vezes ao dia.
Atendimento via WhatsApp e Agência Digital: A CAIXA orienta seus clientes a acessarem os serviços do banco por meio dos canais digitais e de telesserviço. Além de acesso à movimentação bancária através da internet e celular, a CAIXA reforçou o atendimento em canais remotos, como a Agência Digital, telesserviço e WhatsApp. Os clientes da CAIXA também podem ser atendidos para serviços selecionados pelo WhatsApp CAIXA, através do número 0800-726-8068.
Utilizando o CPF, o cliente poderá contatar a CAIXA para atendimento dos serviços do pacote de medidas disponibilizadas pelo banco, como o pedido de renegociação de dívidas, renovação de contratos de Penhor e solicitação de pausa de até 60 dias nas parcelas de empréstimos comerciais e habitacionais. Também está disponível via WhatsApp o atendimento da Agência Digital para todos os clientes correntistas e poupadores da CAIXA. Através da digitação da agência e número da conta o cliente será direcionado para atendimento na sua agência de forma remota.
27/03/2020
Assessoria de Imprensa da CAIXA
COMUNICADO DO SICREDI
O Sicredi informa que as 16 agências localizadas no sul de Santa Catarina estão operando com atendimento diferenciado, orientadas pela portaria da Secretaria de Estado da Saúde do Governo do Estado de Santa Catarina, número 192.
As agências estão mantendo apenas atendimento presencial aos associados da instituição, com foco em operações que ainda não são possíveis de serem realizadas por outros canais de atendimento. O acesso ao local será controlado de forma que não gere fila e aglomerações.
Para segurança e comodidade, a instituição orienta que os associados optem pelo atendimento por meio de internet banking, aplicativo do Sicredi e Rede Banco24Horas. O canal telefônico também está disponível (0800 724 4770; e 0800 724 0525 para deficientes auditivos e de fala) e pode ser utilizado para tirar dúvidas.
O Sicredi afirma que tem como prioridade a saúde, a segurança e o bem-estar de todos os seus associados, colaboradores e da comunidade onde está presente. Com essa premissa, está fazendo o máximo para atender às necessidades de seus associados. A instituição lamenta por eventuais incômodos que estas mudanças possam causar e ressalta a importância da contribuição de todos no combate ao novo coronavírus.
Leia mais sobre:
criciuma,
caixa,
Santa Catarina,
bancos,
Lotéricas,
Coronavírus,
COVID-19.
Sustentabilidade
Criciúma
Neste sábado
Sul do Estado
Mais uma edição
Sustentabilidade