Por Rafaela Custódio - rafaela.sousa@engeplus.com.br
Em 23/06/2025 às 10:41Após a tragédia no último sábado, dia 21, que vitimou oito pessoas e deixou cinco feridas na queda de um balão, o município de Praia Grande vive um momento de luto, reflexão e preocupação com o futuro do turismo local. O acidente, que ganhou repercussão nacional e internacional, gerou uma mobilização imediata do governo municipal, que agora busca respostas e trabalha para fortalecer a regulamentação da atividade.
"O município está transtornado. A cidade está de luto, assim como toda a região e até o Brasil. Nosso primeiro compromisso é dar suporte às famílias das vítimas e também uma resposta à população sobre o que aconteceu", afirmou o prefeito Elisandro Machado (Fanica), em entrevista ao jornalista João Paulo Messer, da Rádio Eldorado.
Conforme o prefeito, as investigações estão em andamento, com apoio do Governo de Santa Catarina e da Polícia Civil. A apuração busca esclarecer se o acidente foi causado por falha humana ou problema no equipamento. “O que sabemos é que houve um foco de incêndio no cesto do balão logo no início do voo. O piloto tentou descer rapidamente e pediu que os passageiros pulassem, porém, 12 conseguiram pular, incluindo o piloto. Infelizmente, oito não conseguiram e, com o balão mais leve, ele subiu novamente, resultando naquela cena que todos vimos”, explicou.
Apesar da tragédia, Fanica destaca que o balonismo, quando realizado dentro dos protocolos de segurança, é considerado uma atividade segura. No momento do acidente, cerca de 40 balões estavam em operação na cidade, todos dentro das condições climáticas adequadas.
A preocupação da gestão municipal agora é avaliar o impacto no setor turístico e trabalhar em conjunto com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para garantir maior segurança e regulamentação. “O balão não é certificado para voos turísticos. A Anac já está bastante envolvida e consciente da necessidade de criar uma regulamentação específica, com critérios rigorosos para garantir segurança e tranquilidade a quem busca essa experiência”, reforçou o prefeito.
Além do balonismo, Praia Grande conta com outros atrativos turísticos, mas o setor depende fortemente dessa atividade que, segundo Fanica, é uma das mais relevantes para a economia local. “Estamos avaliando cuidadosamente o que será feito. Teremos reuniões ao longo da semana para discutir os próximos passos. Nosso compromisso é preservar vidas e também garantir que o turismo da nossa cidade continue sendo uma referência, mas de forma segura e responsável”, pontuou.
Ministério do Turismo visitou Praia Grande recentemente
Quinze dias antes da tragédia, que deixou oito pessoas mortas em Praia Grande, o Ministério do Turismo esteve no município para tratar sobre a regulamentação nacional do balonismo. O evento contou com a presença da Secretária Nacional de Políticas de Turismo, Cristiane Leal Sampaio, que destacou a importância de uma normativa unificada para impulsionar o setor com segurança e organização.
No encontro foi lançado o projeto “Turismo Sebrae + Praia Grande”. Cristiane Sampaio defendeu a criação de regras específicas para a operação turística e comercial da atividade, complementando a atual regulamentação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que hoje se limita à segurança aérea. A proposta visa integrar esforços entre o Ministério do Turismo, a Anac e os municípios para fomentar o turismo de aventura com responsabilidade e atratividade para novos investimentos.
Sobre o acidente
Na aeronave estavam 20 passageiros e o piloto. Oito pessoas morreram e cinco ficaram feridas, sendo que as demais vítimas conseguiram pular do cesto e se salvar.
Elves de Bem Crescêncio era quem pilotava o balão. A defesa dele, representada pelo advogado Clovis Raupp Scheffer, deu detalhes da causa da queda do balão, que teria sido provocada por um foco de incêndio dentro do cesto da aeronave. Crescêncio ainda tentou conter a chamas, mas não conseguiu.
“O balão estava a 200 metros [de altitude]. Ele começa a descer o balão e orienta os passageiros para que quando tocasse o chão, para que eles pulassem do cesto. As que pularam, foram as conseguiram se salvar. Infelizmente, oito não conseguiram pular naquele momento. O balão tocou o chão e por conta de estar mais leve com descida das outras pessoas ele voltou pro ar e aconteceu a fatalidade”, disse o advogado.
Uma das hipóteses é de quem um maçarico tenha provocado o incêndio. “Ele [o piloto] não deu essa certeza. Agora a gente aguarda a perícia para ver o que ocasionou o incêndio”, emendou Scheffer.
Sobre a empresa
A empresa dona do balão existe há cinco anos e Crescêncio atua como piloto há três anos e meio. “Ele é experiente, tem mais de 700 horas de voo, todos os cursos possíveis. Ele não é só piloto de balão. Tem envolvimento com vários esportes de aventura. Tem conhecimento e acredito que a experiência do Elves, se é que existe lado bom nessa história, fez ele salvar 12 pessoas. E ele também teve ferimentos, mas já foi liberado”, comentou o advogado.
Identidades
O delegado-geral de Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel,confirmou o nome das vítimas que morreram no acidente. São quatro homens e quatro mulheres: Leandro Luzzi, Leane Elizabeth Herrmann, Leise Herrmann Parizotto, Everaldo da Rocha, Janaina Moreira Soares da Rocha, Fabio Luiz Izycki, Juliane Jacinta Sawicki e Andrei Gabriel de Melo.
As demais vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), encaminhadas para hospitais da região e já receberam alta médica.
Sobre Praia Grande
Com aproximadamente 8 mil habitantes, o município está localizado aos pés dos cânions do Parque Nacional de Aparados da Serra e do Parque Nacional da Serra Geral, na divisa com o Rio Grande do Sul. O contraste entre os paredões rochosos e os campos verdes é um convite a experiências ao ar livre, como trilhas, rapel, cavalgadas e passeios de balão.
O balonismo, aliás, é hoje uma das principais atividades turísticas da cidade. Em junho de 2024, em quatro dias, mais de 150 balões voaram no céu de Praia Grande. A Secretaria de Turismo assegurou na época que a cidade bateu o próprio recorde.
A cidade tem o turismo como base importante da economia e é conhecida pela grande quantidade de balões que decolam todas as manhãs. Praia Grande também tem uma grande oferta turística, com cerca de 1.200 leitos, trilhas nos cânions e nos Parques Nacionais dos Aparados da Serra e da Serra Geral, passeios de quadriciclo, UTV, cavalgadas, passeios ao nascer do sol, entre outros. Também conta com uma gama de opções gastronômicas variadas, com restaurantes de diversos estilos.
Como chegar em Praia Grande
No caso dos voos, podem ser direcionados para os aeroportos de Jaguaruna (1h20min de distância de carro), Florianópolis (3h30min de distância) e Canoas (3h40min de distância).
Leia mais sobre:
praia grande,
balão.
Confira as atrações
Comerciário
Cocal do Sul
INOVAMAT
Leãozinho Daren
Obra estadual
Confira as atrações
Cocal do Sul
Leãozinho Daren
Obra estadual